Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O SUMIÇO DAS CORDINHAS



Uma empresa, fabricante de colchões, explorava e retirava os capins das matas da Vila dos Sargentos e Oficiais, em Cumbica.
Eles cortavam o capinzal, espalhavam o capim para a secagem até virarem palha e após, juntavam os feixes  com um maquinário especial, formando grandes fardos em forma de paralelepípedos amarrados com cordas para mantê-los nesta forma para a facilitação de transporte até a fábrica.


Feixes amarrados com cordinhas

Ocorre que nós, "meninos de Cumbica", também precisávamos de cordinhas para construção de cabanas,
haras, arreios, celas para cavalos, chicotes, fieiras para rodar pião, etc e estas cordas dos feixes vieram para atender nossas necessidades prioritárias, ainda mais que a "mata era nossa" e eles é que estavam agredindo nossa mata e com isso, estávamos defendendo nosso território tirando as cordinhas deles.

Não deu outra... até hoje os fabricantes de colchões procuram pelas cordinhas.


      • Edson Bartolo de Oliveira Inclusive, me lembro uma vez que estávamos indo para a escolinha, passando pela represinha, achamos uma caixa cheia de cordinhas coloridas e não deixamos nenhuma cordinha...levamos tudo!]
        sexta às 19:11 ·  · 2

      • Milton Bartolo Bartolo Cláudio. Com as palhas secas nós fazíamos cabanas. Lembra quando as construtoras começaram fazer as casa das Avenidas 4 e 5 e das casa dos oficiais perto dos dois prédios de apartamentos, e, nós pegávamos as madeiras das obras para fazer casinhas nas árvores, até que um dia um Sargento do Depto. de Obras do QG pegou a gente e mandou desmanchar as casinhas das árvores. Foi a primeira e única vez que eu fiquei com raiva de um Sargento.
        sexta às 20:08 via  ·  · 2

      • Dete Morais Nós fizemos várias cabanas no "quintal" de casa também, a melhor delas foi na primeira rua que moramos, meu pai foi limpando o mato até fazer um bosque atrás de casa, era ótimo brincar ali...
        sexta às 20:13 ·  · 2

      • Cláudio Garcia É isso aí Edson, a mata era nossa, eles é que eram os invasores...rsrsrsrs
        sexta às 20:34 ·  · 1


      • Milton Bartolo Bartolo A mata era nossa, a Base era nossa, e, a represinha era mais nossa do que nunca, melhor do que todas as Piscinas que já nadei até hoje.sexta às 20:47 via  ·  · 
        2


                                                      Represinha




      • Claudio Garcia É isso aí Milton , com a gente não tinha tempo ruim, todo material que encontrávamos, era de bom tamanho, nós sempre tínhamos onde aproveitá-los...nas cabanas, nos estábulos, nas casinhas nas árvores, nos bosques, etc...a nossa inteligência era super criativa...pra desespero de muitos...rsrsrsrs
        sexta às 20:47 ·  · 1

      • Milton Bartolo Bartolo Turma o Bono do U-2 está querendo conhecer a Banda The Hards e também está querendo nadar na represinha da Base...Rs.Rs.Rs....(brincadeira)
        sexta às 20:49 via  ·  · 2


      • Claudio Garcia A verdade tem ser dita: Nós deveríamos ter direitos adquiridos na Área de toda a BASP,...com acesso livre e prioritário à mesma, por tudo que aprontamos!...O comandante da Base deveria de nos oferecer uma "Credencial" de "Honras ao Mérito" para livre acesso e nos brindar com pelo menos um pedaço de todo aquele território que ainda restou, pra preservarmos a Vila Residencial nossa, só nossa dos "Meninos de Cumbica", que quando crianças e adolescentes soubemos explorar e conservar com muita dedicação, carinho e amor. Merecíamos ser condecorados com uma "Estatueta" bem localizada, preferencialmente na parte mais alta da Vila dos Sgtos, com o nome de todos nós Meninos de Cumbica que por ali passaram! rsrsrsrsrsrsrs...MERECEMOS NÉ GENTE!!
        sexta às 21:33 ·  · 2

      • Edson Bartolo de Oliveira CLÁUDIO!!! ESPETACULAR IDEIA !!! A BASP É NOSSA...SEMPRE FOI E TODOS OS MENINOS E MENINAS DE CUMBICA DEVEM SER IMORTALIZADOS NAQUELAS TERRAS QUE SEMPRE SERÃO NOSSA.
        sexta às 21:58 ·  · 1

      • Claudio Garcia SIM, EDSON...A BASP É NOSSA E SEMPRE FOI!! OS MENINOS E MENINAS DE CUMBICA DEVEM SER IMORTALIZADOS. VAMOS CORRER ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS.
        sexta às 22:46 ·  · 2

      • Milton Bartolo Bartolo Concordo com a idéia do Claudio. A BASP é nossa...
        Ontem às 11:46 via  ·  · 1

      • Milton Bartolo Bartolo É isto aí. A turma era brava e criativa. Daí saíram grandes seres humanos, grandes Filhos e Grandes Pais. Tudo graças a BASP e nossos Pais que nos deixaram como herança, em nossos corações a nossa grande BASP.
        há 23 horas via  ·  · 1

      • Rubens Lopez Drummond Falando em palha ... Eu me lembro da forte rinite alérgica que os colchões e travesseiros de palha me provocavam. O nariz e os olhos viviam inchados.
        há 17 horas ·  · 2

      • há 15 horas ·  · 1

      • Edson Bartolo de Oliveira Cláudio!! estou preparando esta história também !!!
        há 15 horas ·  · 1

      • Claudio Garcia Essa merece, Edson!!
        há 15 horas ·  · 1
      • há 15 horas ·  · 1

      • Claudio Garcia O pessoal da firma que explorava o capinzal, ficava doidinho com a gente!! rsrsrsrs...
        há 9 horas · 

Estes acima são apenas alguns dos meninos e meninas de Cumbica e nas palavras deles dá para vivificar todo amor pela Base Aérea de São Paulo, Cumbica até os dias de hoje.

2 comentários:

  1. Linda história dos Meninos e Meninas de Cumbica...cada uma + linda q a outra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentário e veja que todas histórias aqui contadas são fatos verídicos que jamais esquecemos.

      Excluir

Faça seu comentário.