Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ALISTAMENTO MILITAR

Vixe !!! completei 17 anos, 1969, não tinha como escapar...

Meu pai foi categórico:
SO Adalberto

< NÃO ESQUEÇA DE FAZER O ALISTAMENTO PARA O SERVIÇO MILITAR. VÁ AMANHÃ AO LADO DO PORTÃO DA GUARDA E SE ALISTE.>


Local do alistamento..na porta com o toldo azul à direita

Ordem é ordem, mesmo ainda eu não ser recruta e lá fui no dia seguinte bem cedo para me alistar, levando minha carteira de identidade e duas fotos 3x4  preto e branco.

O Sargento de dia era nada menos que nosso amigo de futsal, o Sgto Diógenes que em gargalhadas logo foi dizendo:

< kkkk  AGORA VOCÊ ESTÁ FERRADO. VAI AMARGAR AS PORRADAS DADAS NO FUTEBOL DE SALÃO. EU MESMO VOU TE SEGUIR kkkkkkk >

Sgto Diógenes 4º em pé...eu, último em pé à direita

Num sorriso bem azedo, quase pedindo socorro, fiz o alistamento e o próprio Sgto Diógenes fez questão de entregar toda a papelada para eu preencher, conferir e me entregar o certificado de alistamento e disse também gargalhando:

< VAMOS JOGAR FUTEBOL DE SALÃO HOJE??? >

Respondi bem baixinho: < nem morto >

E ele quase engasgou de tanto rir.

Voltei para a Vila dos Sargentos desolado, perdido, querendo fugir do Brasil e tinha que me apresentar no mesmo local em março de 1970.

Contei ao meu pai e ele também quase chorou de tanto rir e disse:
< É ISTO MESMO. AGORA VOCÊ TEM QUE OBEDECER SEM TORCER O NARIZ, VOU PARABENIZAR O DIÓGENES>

Nisto eu pensei..." tô fu...futebol nem pensar, porque se eu for jogar, eu arrebento ele "

Ficou só no pensamento, porque em vários jogos nada aconteceu e continuei jogando firme, ou seja, ou o Diógenes passava por mim, ou a bola. Jamais os dois.

O tempo passou e chegou o dia de me apresentar.

Muitos alistados todos juntos na frente do portão dentro da BASP.

Que azar!!! Lá estava outra vez o Diógenes como Sargento de Dia e ele olhou pra mim e num sorriso maligno gritou:
< TODOS JUNTOS, EM FORMAÇÃO DE QUATRO FILAS, AGORA!!!! JÁ!!! VAMOS!!! NÃO TEMOS O DIA INTEIRO SÓ PRA JUNTAR MARMANJOS !!! VAMOS !!! JÁ!! QUEREM QUE EU CHAME A MAMÃE PRA VOCÊS ENTENDEREM?? VAMOS??>>

Fizemos a formação na medida do possível e começamos a andar em direção ao Hospital da Base para exames médico. Eu devia estar branco transparente. Quase não respirava. E seguia na minha fila escutando os passos...e o Sgto Diógenes lá na frente gritava:
< VAMOS MAIS RÁPIDO!! BANDO DE BABACAS MOLENGAS !! AGORA ACABOU A MOLEZA...AGORA VOCÊS VÃO APRENDER A SER HOMENS...E NÃO QUERO OUVIR UM PIO SEQUER...TODOS CALADOS !!!>


Avenida em frente ao Portão da Guarda em direção ao Hospital

Passamos em frente da Escola Preparatória de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) onde estava a minha biblioteca...

EAOAR

... mais a frente, passamos pelo Cassino dos Sub Oficiais e Sargentos e vi a nossa quadra de futsal maravilhosa e lembrei das pancadas que dei no Sgto Diógenes e disse para mim mesmo < EU DEVIA É TER QUEBRADO ELE>.... e logo subimos em direção ao Hospital.


Cassino dos SO e Sargentos e a quadra de futsal

Lá chegando, paramos numa porta lateral do Hospital e lá estava estacionado um ônibus com o logotipo ao lado " COLSAN" (coleta de sangue).



Pensei...< pronto...chegamos ao matadouro, vai jorrar sangue pra todo lado>

O Sgto Diógenes gritou:
<SEPAREM-SE EM GRUPO DE DEZ E VÃO ENTRANDO. LÁ DENTRO, TIREM TODA A ROUPA...EU DISSE TODA...QUEM FICAR DE CUECA E ARRANCO ELA PELA CABEÇA...JÁ...VAMOS!!! ENTRANDO !!! VÃO TIRANDO A ROUPA.

Entrei e fui logo tirando minha roupa e ficamos um ao lado do outro esperando o médico que ao chegar com um enfermeiro de lado foi dizendo < DÊEM O NOME UM POR VEZ PARA O ENFERMEIRO PEGAR A FICHA> e assim o fizemos sem sair da formação.

Aí o médico disse:
<TODOS ASSOPREM COM FORÇA NO PUNHO E SEGUREM>
O enfermeiro passou um por um  verificando se havia alguma anormalidade.

<AGORA APERTEM O PÊNIS PRO ENFERMEIRO VER>
Que vergonha !!!

Depois, um a um foi auscultado os pulmões e coração, além de verificar estado geral do corpo quanto a deformidades, cicatrizes e pé (pé chato é dispensado).

Após esta aprovação...o Sgto Diógenes gritou:
< UM POR UM, EM FILA INDIANA PARA O ÔNIBUS DOAR SANGUE>

Pra que!!...alguns já desmaiaram antes de entrar no ônibus.
Eu segui, gelado, com os olhos arregalados, andando que nem um zumbi, deitei na maca e vi aquela maldita agulha perfurando meu braço e tirando até a última gota de sangue existente em meu corpo.

Levantei da maca e a sensação foi de que eu havia tomado um litro de pinga, pois estava com uma "tonteira" violenta. Fui levado pra fora do ônibus e me deram um copo de laranjada super doce.

Em seguida o Sgto Diógenes me chamou e disse:
< TUDO BEM??? FICA TRANQUILO QUE AINDA NEM COMEÇOU A FESTA. VÁ LÁ PARA DENTRO FALAR COM O MÉDICO>

Fui ao médico tremendo que nem vara verde e ele me disse:
< VÁ EMBORA QUE VOCÊ ESTÁ DISPENSADO; O DIÓGENES JÁ ME AVISOU>

Fui saindo bem devagar do Hospital e lá fora o Diógenes me chamou gargalhando me deu um abraço e disse:
< FALA PRO TEU PAI QUE FIZ TUDO DIREITINHO... A GENTE SE ENCONTRA NA QUADRA DE FUTSAL, TCHAU AMIGO>

Caramba...estava tudo ajeitado para eu sofrer...uma bela pegadinha...mas saí de lá o mais rápido possível e perto da Vila, saí correndo...voando...e entrei em casa aos berros na maior alegria, pois estava livre...dispensado do serviço militar obrigatório.

Minha casa, nr 222

Quando meu pai chegou á tarde...me deu um abraço e disse:
<AGORA, EDSON...DÁ TUDO DE SI NOS ESTUDOS>

E assim foi.




Um comentário:

  1. sou da segunda turma 1983, sinto muita falta da minha casa servi por 4 anos, gostaria de colocar meu filho para servir essa força que tanto amo sera possivel? s1 83 031 medrado

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.