Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A CUECA DO CLÁUDIO

Naqueles maravilhosos anos 60 e 70 na Base Aérea de São Paulo, em Cumbica, nossa turma de meninos e meninas sempre estava se reunindo para acampamentos, pescas, futsal, volei, bailinhos e natação.

Ocorre que dentro da Base não havia um clube, portanto não havia piscina e, quando permitido pelo comando, íamos nadar na lagoa que fica bem no início da ladeira com destino às vilas dos oficiais e sargentos, mas normalmente nadar nesta lagoa era proibido por não haver disponibilidade de salva-vida para tomar conta da meninada.

Lagoa da BASP

Para resolvermos este problema, ou nadávamos nas águas do Rio Baquirivu nas cercanias da BASP ou na represinha, um local escondido nas matas bem próximo na vila dos oficiais.

Represinha

Acontece que nossos pais ficavam temerosos que nós fôssemos nadar na represinha e nos proibiram. 

Mas jamais poderíamos deixar nosso recanto de lado e sempre que podíamos, estávamos na represinha na maior algazarra.

Um dia, o Cláudio disse que o pai dele ameaçou de dar-lhe um belo corretivo se voltasse a nadar na represinha e devido a isso ia tentar descobrir uma forma de continuar indo.

Cláudio, do meio

Não demorou muito e o Cláudio já tinha uma solução: levar uma cueca sobressalente para evitar de retornar com a calça molhada, pois todos nadávamos de cuecas e quando vestíamos calção ou bermuda por cima, o molhado na roupa logo nos acusava do "delito" e, para não precisar toda hora levar uma cueca, ele deixava sempre a cueca molhada escondida em baixo de uma árvore Pitangueira.

E um dia, o Cláudio disse que o pai dele havia sido transferido de Cumbica para o Rio de Janeiro e em pouco tempo se mudaram. E foi triste para todos nós ver aquela casa vazia.

Casa do Cláudio

O tempo passou, 43 anos, e o Cláudio não se esquece da Represinha e nem da cueca que deixou em baixo da raiz da Pitangueira e num pedido solene disse:

Cláudio Garcia: Edson, se você for no sábado lá em Cumbica, aproveite para dar uma passadinha na nossa represinha, me fazendo um favor...dá uma olhada lá em baixo de uma pitangueira, tem um pé de gabiroba que eu usava como esconderijo...pra ver se você acha a minha cueca lá...tem mais de 40 anos que a escondi lá... Será que está lá ainda? Abração!


Não era possível negar um pedido deste, de sonho de criança que jamais se acaba, e fui. 

Entrando na mata, localizei a represinha que apesar da mata fechada, demonstrando que há muitos anos aquele recanto não era frequentado, encontrei a Pitangueira e depois de muito cavocar aquelas folhas que se acumulam por anos ao pé da árvore, uma imagem do túnel do tempo...

                                    

... lá estava pacientemente a cueca do Cláudio aguardando por muitos anos o retorno daquela criança feliz para mais uma vez mergulhar nas águas de nossa represinha 





7 comentários:

  1. conheço a represa, mas nunca nadei la, quando comecei a nadar iamos no porto de areia, que ficava próximo aos hangares e logo depois foi construida a piscina, quadra e o clube.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edson e amigos da BASP!
    Fiquei contente imenso com as notícias e com as pequenas e boas lembranças contidas no blog. Incrível e bárbaro o modo como a Telma levou todos os peões dos meninos para casa!! A tristeza grande com a perda do amigo Adolfinho foi , em mim, renovada. As duas e essas famílias são próximas da nossa família.Somos da família do sargento Bezerra.
    Abraços e até breve

    ResponderExcluir
  3. Olá Thais...td bem com vcs? Entre em contato no facebook, na página "grupos" meninos(as) de cumbica.

    Se vc também tiver o comntato com a Telma, fale conosco. Teremos um encontro em Guarulhos de todos os meninos e meninas de cumbica no dia 9 de março 2013. Conto com vcs.

    ResponderExcluir
  4. Edson e amigos baspeanos
    Escrevi para a Telma agorinha mesmo. Tomara que ela responda o convite para conhecer o blog.Dona Terezinha, a mae dela, encontra com a minha mae-Dona Sarah- toda segunda feira. A Dona Nilza mora bem pertinho da casa da minha mae.SAO MUITO AMIGAS.Tanto a mae da Telma como a mae do Adolfinho. Sei que o Senhor Pallulian mora na mesma rua da casa da minha mae. Lembram dele, do senhor Pallulian.Sao tantas as familias que eu, de pronto, nao sei enumerar. Mas lembro da Sueli Edmea, da sua irma Valeria e de todos os irmaos que elas tem. Mas uma coisa deve ajudar nessa busca por esses amigos. Sem duvida,penso que se existir registros na prefeitura da BASP a coisa fica mais facil. Concordam.
    Desculpem me por esse teclado aqui. Todo arrevezado e nao esta muito simples continuar escrevendo desse jeito.
    ate breve
    abracos baspeanos

    ResponderExcluir
  5. Thais, em nosso grupo Meninos de Cumbica, no facebook. já estamos em 170 amigos daquela época se relacionando todos os dias. Entre no meu facebook e solicite para ser inserida no grupo. Vc e todos que ainda não entraram estão perdendo muitas emoções. Conheço e lembro de todos que vc citou. Aguardo também a visita deles neste blog. Abraços. Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson
      Obrigada pela dica do face.
      ate breve

      Excluir
    2. Thais...entre no meu facebook e solicite add para eu poder incluir vc no grupo Meninos e Meninas de Cumbica.

      Estou aguardando.

      Excluir

Faça seu comentário.