Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TÚNEL DO TEMPO

E, em outubro de 2012, retornei para minha BASP, em Cumbica.

Sim, a passeio, por curto espaço de tempo, mas o suficiente para entrar no túnel do tempo...

BASP 1958

Numa incrível viagem pela memória, retornei ao meu tempo de infância e adolescência, como se tivesse voando, lá do alto visualizei a Base com a lagoa ao centro e voando um pouco mais, a minha querida Vila dos Sargentos.

Desci, muito rápido, como um avião em voo pique, alinhei no horizonte e aterrissei suavemente na Vila.

Só emoção.

A minha casa, onde escutei os nossos gritos de alegria, meu chamado pelo meu cãozinho, o Dique, meu pai lavando o carro, minha mãe arrumando o jardim da frente de casa, o Milton e a Yara dando risadas.


Mas o Dique, como sempre muito arisco e sapeca, ficava escondido entre os ciprestes me olhando...e num piscar de olhos, ele pulava em cima de algum brinquedo meu e sumia pelo quintal e eu correndo atrás dele jamais conseguia pegá-lo e algum tempo depois eu descobriria meu brinquedo escondido entre algum arbusto.

A Vila, com as casas iguais, com um quintal "infinito" e pessoas amigas onde o sorriso era perene entre todos.

As casas dos meus amigos, vejo o Cláudio sentado na calçada tocando violão e o Lucélio cuidando de seu galo de briga...



Passando pela Av 3 da Vila dos Sargentos, vejo o Ricardo cuidando de seu pé de figo e o Alexandre cuidando do seu irmão Fábio sentado em cima do muro em frente sua casa...



São lembranças felizes intermináveis mas todas vivas dentro deste túnel do tempo e continuando com minha viagem no tempo, indo pela Av 2, vejo a casa da Assum, que antes fora dos Sávios, casa de muitas festas e bailinhos, onde nosso grupo formou a banda The Hards, muitas músicas e gritarias de farra e escuto vivamente a Dna Assum gritar na festa <<VAMOS ACABAR COM O MUNDO>> e o som corria alto e solto...


Dona Assum

Com o som da festa diminuindo, quase sumindo, segui mais à frente, bem em frente a casa do Sgto Drumond, mas numa época mais distante, em 1957, lá estavam os dois irmãos brincando, o Robeto e o Beco...

... e na brincadeira deles, o Beco esquece a bicicletinha dele bem na frente da casa e isto me fez lembrar da minha esquecida durante a mudança para Cumbica na minha casa da Rua Oiti, no Tatuapé, e eu não resisto a pegar a bicicletinha para uma volta, escondido do Beco, devolvendo logo em seguida.


O túnel do tempo não tem uma sequência lógica, ora está voando bem longe na infância, ora dentro da turbulência da adolescência e é isto que torna a viagem mais emocionante e neste vai e vem no tempo faz com que visualizo amigos de várias épocas de minha vida em Cumbica.

E, passando mais à frente pela Av-2, olho para cima e vejo a nossa "graminha" que nada mais é do que nosso campinho de futebol e tem até hoje a característica de ser inclinado, estando sua parte mais baixa virada para a Av 2 e escuto uma gritaria na graminha e vejo muitos moleques correndo atrás de uma enorme bola de capotão que era do Ricardo, irmão da Vera e numa leve neblina do túnel do tempo, vejo o Ricardo, o Luiz Sávio, os irmãos Décio, Raimundo e Pedro Cassulino, os irmãos Cláudio e Lucélio Garcia, o Celso Ávila, eu e meu irmão Milton, o Dídimo Serra, o João Alves,  os irmãos Roberto e Beco Drumond e o "pinóia", todos correndo ao mesmo tempo atrás da bola, numa confusão alegre, onde consigo identificar os gols, montados por montinhos de camisas.

a graminha

Aproveitando o visual da graminha, sigo pela Av 1 em direção à nossa quadra de Volei e lá, outra gritaria e muitas risadas e apressando mais meus passos, chegando bem perto, vejo outro grupo de amigos jogando Volei, os irmãos Ricardo, Cristina e Alexandre Othechar, o Marcão, o Sargento Alexandre e sua esposa, as irmãs Sudelma e Telma Tomáz, a Thaís Bezerra, a Denise Lípolis, o Zeca, as irmãs Mercedes e Graça Casal, a Sônia e seu irmão Sílvio Correa e o Duval Moritz, quando  de repente, numa louca brincadeira, o Ricardo e Alexandre, pegam alguns baldes com água e jogam água sobre todos os jogadores acabando de vez com o jogo numa gritaria e gargalhadas de todos.

a quadra de Volei

Retorno em direção ao Clube na Av 2, passando em frente das casas de tantas saudades e vejo a saudosa lage das bombas da piscina,  as piscinas  com um monte de crianças e amigos, todos com largos sorrisos e eternizados neste túnel...






... e a quadra de futsal em frente ao clube onde começo a escutar músicas de festas juninas, a neblina se dissipando e vejo todos vestidos de caipira e lá estava o Francisco Di Célio, o Eli, Denilson, Solange, o Chico, Paulo Antônio, Douglas, Luiz Jácome, José Drumond, as irmãs Dete e Yvelise, Denise e muitos outros...


Mas, num passo de mágica, o túnel se desfaz, o silêncio retorna e me vejo descendo a ladeira entre as Av 2 e Av-3.



Com a alma sufocada de saudades e emoção, neste momento para um automóvel ao meu lado e o motorista, um Sargento novinho residente da Vila, me pergunta:

--- O senhor está perdido? precisa de ajuda?

Eu respondi:

--- Residi nesta Vila de 1957 a 1971, de 4 a 18 anos de idade. Amigo, aqui eu jamais me perdi e acabo de me reencontrar. Obrigado.

Continuei meu caminho feliz, sabendo que em tempo bem curto reencontraria meus amigos, mas não num túnel do tempo e sim num turbilhão de abraços.





Se alguém perguntar onde fica a BASP, em Cumbica, podemos responder;

<< É um lugar que fica escondido em Guarulhos, cheio de natureza, perto da Serra da Mantiqueira, onde o tempo não passa e ninguém envelhece. Onde todos são sempre crianças ou adultos, onde ninguém morre, mas sim vivem muito felizes dentro dos corações, para toda eternidade >> .

represinha

2 comentários:

  1. HISTÓRIA EMOCIONANTE, MEU AMIGO EDSON.
    É A NOSSA VIAGEM AO NOSSO TÚNEL DO TEMPO.
    ÉPOCA MUITO FELIZ DE NOSSAS VIDAS.
    GRANDES RECORDAÇÕES.
    SAUDADES!!

    ResponderExcluir
  2. Cheguei em Cumbica em 59.Joguei muito no campinho com os irmaos Mundinho,Decio e Pedrinho Cassolino. Morava na vila de baixo.Escolhia o time sempre contra o Savio. Estudava no Liceu em Sao Paulo,ia na conduçao com seu Miguel.Bons tempos.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.