Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2012

OS CORREAS

Um belo dia, estávamos sentados em frente a casa da Assum, eu, o Milton, o João Alves, o Wade, Lucélio, Cláudio, Ricardo, Alexandre, Sheik, Ivo Pozzoli, Marcão, quando vem chegando bem devagar, com aquele ar de "novato", cabelos repartidos no meio, um novo morador da Vila dos Sargentos e logo fomos perguntando:
--- Qual o seu nome?
--- Sílvio
Sônia, irmã do Sílvio, Dna Maria a mãe e o Sílvio

--- Você veio de onde?
--- Santa Catarina, meu pai é o SO Correa e estou morando lá em cima na Av 1.

Casa do SO Correa

O João disse:
--- Então você é "barriga verde"" ( Barriga Verde é o gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina. De uso inicialmente pejorativo, seu correto significado é bastante controverso, pois falta documentação histórica para dar embasamento à origem dessa palavra que identifica.
É um consenso entre os documentos históricos disponíveis que ele designava um regimento militar, o regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, baseado em Florianópolis, que usava uma larga faixa verde, como um cinturão, sob o dolmã do fardamento.
Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra da Cisplatina, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas. Formaram um lendário agrupamento e a expressão passou a identificar o gentílico nascido no Estado de Santa Catarina. -Wikipédia.)

O Sílvio levantou a camisa dele e mostrou que a barriga dele era "normal" e todos começamos a rir.
Como não poderia deixar de ser, veio a pergunta:
--- Pra que time você torce lá em Santa Catarina?
O Sílvio dando risada, disse:
--- METROPOL !
Caímos todos em gargalhada e o Sílvio, com todo seu jeitão catarinense e simpatia, de imediato se tornou mais um da turma, mais um menino de Cumbica.
Logo descobrimos a habilidade do Sílvio em tocar violão e sua paixão pelos Beatles. O Cláudio também mostrou suas habilidades no violão e os dois começaram a tocar juntos. O Reinaldo (Sheik) disse que também sabia tocar bateria. Estava nascendo o THE HARDS, nome sugerido pelo próprio Sílvio. A Sônia, sua irmã, acompanhava o Sílvio cantando as músicas dos Beatles.

Um dia, o Sílvio nos levou à sua casa e mostrou um belíssimo LP (vinil) dos Beatles que ele havia comprado, o Sgt Peppers e colocou em sua vitrola, bem alto:

clique para escutar

E a Sônia acompanhando com o Sílvio, foi uma loucura!!!

No dia seguinte o THE HARDS começou seus ensaios na varanda da casa do Cláudio...
Casa do Sgto Garcia, casa do Cláudio

E daí por diante, o THE HARDS se tornou o melhor conjunto (banda) de rock de todos os tempos da BASP, Cumbica e uma de suas principais músicas era do conjunto Renato e seus Blue Caps com a música:

clique para escutar

... até hoje !!!







10 comentários:

  1. AMEI poder rever a casa onde vivi minha infância dos 2 aos 12 anos!!é a mesma casa onde imagino que logo após eu ir de mudança para Recife, foi morar o seu amigo Silvio, o barriga verde, hehe!
    AMEI tb ver o Grupo Escolar Ribeiro de Barros, a Capelinha onde fiz minha Primeira Comunhão, o cinema onde nos divertíamos pra valer, a Lagoa onde havia colonia de férias, com instrutores, onde podíamos nadar e flutuar nas bois de câmera de pneus de caminhão e todos os prédios do Comando, dos Cassinos, etc E, senti falta de fotos da Fazendinha que eu adorava visitar...
    Obrigada por compartilhar esta maravilha de vivência que me trouxe tanta recordação de um período feliz da minha infância!!
    Abraços de quem bem pouco antes de vc viveu neste mesmo lugar,
    Vera Lucia de Araujo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom você ter revivido seu tempo feliz de Cumbica. Você pode também acessar o facebook no título "meninos de cumbica " e provavelmente rever algum amigo ou amiga daquela época. Tente!

      Edson

      Excluir
    2. Obrigada Edson, vou fazer isto!!

      Excluir
  2. Prezado Edson,
    Infelizmente, não encontrei ninguém da minha época!!
    Vivi em Cumbica dos 2 aos 12 para 13 anos. sai de lá em novembro de 1960 (sou de 30/12/1947)ou seja, vivi em Cumbica de 1949 à 1960. qdo mudamos para lá, só haviam 4 casas e, por muitos anos foi assim...Era um paraíso na terra, meus amigos daquela época, eram os irmãos,Carmem Maria e o Oscar Jose Ouriques Varela,filhos do SO Varela, que recentemente os encontrei no Facebook;os irmãos Vera e Claudio Delposte, filhos da dona Alice e Sgt (acho) Laino Delposte, reencontrei por tel dona Alice em 2011; os irmãos Lia e Jayme Porto Pinto, filhos de Leda e Sgt Jayme Porto Pinto, infelizmente só a dona Leda está entre nós e me comuniquei com ela no ano passado...Tinha tb os irmãos Wagner e Débora filhos do sgt Benedito (não lembro o sobrenome) por isto não os encontrei na minha busca... Estes eram os mais chegados e de quem lembro-me com mais nitidez!!
    Uns anos antes de irmos embora para Recife, veio a construção da nova Vila, onde a maioria de vcs do blog moraram...Nesta época lembro que nossa liberdade ficou limitada pelo trânsito de caminhões, e pela infinidade de funcionários trabalhando no local!! Destas pessoas que sitei, apenas a família Porto Pinto, morou na vila "nova",numa das primeiras casas a serem construídas...Lembro tb do Sgt Brasil, que morou na rua rua de baixo, e foi meu professor de piano!!
    Meu pai era na época o SO Olavo de Araujo Lima (hoje com 90 anos)e minha mãe Aurea vasconcellos Lima, tb com 90 anos!!!.
    Por hoje acho que é só o que tenho à dizer-lhe...
    Mais uma vez agradeço a sua iniciativa,
    abraços da Vera

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar do meu irmão, que é 3 anos mais velho que eu e que tb viveu toda felicidade de uma infância em Cumbica!!
    Seu nome é Ricardo Roberto de Araújo Lima, tb era muito bom de bola e, talvez alguém possa te-lo conhecido...
    Até mais,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera!!! acho que a ficha está caindo!!...eu me lembro do Ricardo. Ele tinha uma bola de futebol oficial (de couro) e jogava bola com a gente no campinho "inclinado" em frente tua casa!!! pergunte a ele. Tem foto deste campinho no blog!

      Excluir
  4. Edson, deve ser ele mesmo!!hoje ele mora em Brasília! Já mandei o end. eletrônico do blog para ele, que adorou!!mas estava viajando e, ainda não falei com ele depois disso.Vou falar com ele sim! Ele deve lembrar de tudo melhor do que eu, pois era mais velho e tinha muito mais liberdade de sair pra brincar, por ser menino!
    Abraço, Vera

    ResponderExcluir
  5. Hoje, 18/06/2012 o "nosso" Paul McCartney faz 70 anos de idade e, relendo a passagem da formação da banda The Hards, resolvi prestar uma homenagem ao "nosso" Garotão de 70 e, ao Silvio, Sonia, Claudio, Sheik,etc(apesar de não tê-los conhecido) pela formação da banda mais famosa de Cumbica:
    http://www.youtube.com/watch?v=mieDNVrz_U8

    Parabéns ao Paul e à todos vcs!!Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. sou Oscar Varella e minha casa é a que aparece na foto como sendo do SO Correia .Jogavamos bola todos os dias no campinho inclinado na frente de casa. Luiz Savio,Hugo, Miltinho Edinho Ricardo Adolfinho (morreu afogado na Lagoa) Jorge Fernando Mendes (amigão) e muitos outros menonos da época que tenho muitas saudades.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.