Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HISTÓRIAS DE NOSSOS PAIS II - B-25 SUPER MACONHA

B-25  J  5097   antes da pintura

Na Base Aérea de Natal, há alguns anos, fizeram a reforma de um B-25, transformando-o pra transporte de cargas e passageiros.

Para esta transformação, eliminaram todas as armas do avião, inclusive o porta bombas, modificando a fuselagem.

Com a modificação o B-25 passou a ter um performance espetacular, com aumento da velocidade e economia de combustível e com isto, batizaram o avião como o "Maconha".

O sucesso desta aeronave foi tão grande que resolveram fazer a modificação em outra aeronave B-25 e além da transformação da fuselagem, efetuaram a modernização da cabine e todos os instrumentos e, devido ao ótimo resultado, este foi batizado de "Super Maconha".

O fato é que na última hora da reforma descobriram que não havia tinta para pintar o avião no padrão da FAB. Muitas tentativas e a tinta não chegava e para não deixar o avião estocado, o comandante da Base Aérea de Natal resolveu pintar o B-25 com as tintas que haviam, sendo elas o verde, amarelo, azul, branco e preto.

Feito isto, o avião ficou parecendo uma perfeita Bandeira Brasileira, só que bem esquisitão.




Logo na primeira missão da aeronave, esta teve que se deslocar para o Rio de Janeiro e quando lá chegou, o Brigadeiro da Base soube deste avião e foi verificar a "obra".


O Brigadeiro ficou tão indignado ao ver o B-25 com aquelas cores e mandou prender toda a tripulação.

Após saber dos problemas de Natal quanto a tinta, recolheu o B-25 e mandou imediatamente repintá-lo no padrão da FAB, liberando a tripulação do castigo.


clique a mate a saudade do B-25


Um comentário:

  1. Esta aeronave hoje se encontra em exposição estática na Base Aérea de Natal. (que na verdade fica no município vizinho, Parnamirim)

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.