Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2012

JOGO DE TACOS, QUE VIROU DE LATAS

Uma das brincadeiras que mais gostávamos era o "jogo de tacos", que consistia em colocar duas "casinhas" dentro de dois círculos, sendo que cada círculo ficava distante um do outro aproximadamente 30 metros. O equipamento do jogo era uma bolinha e dois tacos, dois pares de jogadores dois de cada lado, um par ficava com o taco e ou outro par com a bolinha.

O jogador com a bolinha tentava acertar a casinha dentro do círculo, sendo que se acertasse a casinha derrubando-a teria o direito de receber os tacos.

Os jogadores de posse dos tacos, quando a bolinha era arremessada em direção à casinha, este deveria acertar a bolinha jogando-a o mais longe possível, e quando isto era feito, corriam um em direção ao outro batendo o taco um no outro, contando os pontos cada vez que conseguiam correr de um círculo para o outro, tomando o cuidado de não ser acertado com a bolinha no corpo ou a casinha derrubada quando eles estivessem fora dos círculos.

Ocorre que nem sempre tínhamos a bolinha e para isto, substituíamos a bolinha por lata de óleo de cozinha vazia e dávamos o nome de "jogo de latas".

Cada vez que atirávamos a lata, o taco acertava e a lata amassada era arremessada longe, fazendo uma grande barulheira.

Quase todos os dias, eu, o Milton, o Lucélio e o Cláudio jogávamos "lata" no meio da rua na Vila dos Sargentos, em Cumbica e , lógico, criávamos muitos problemas, que ora a lata caía no jardim de alguma casa, ora em cima de algum carro ou em cima da cabeça de alguém que passava distraidamente.

Rua onde jogávamos "lata" em Cumbica

Um dia, a lata caiu em cima do telhado de uma das casas e subimos no telhado pelos tubos da varanda da casa e no ímpeto de pegar logo a lata para não tomar muitos pontos, quebramos algumas telhas deixando o morador da casa muito bravo e para resolver o problema, conseguímos algumas telhas em algum monte pela Vila e as substituímos.

Tubos das varandas em que subíamos ao telhado
que em nossa época era de telhas tipo francesas.

Devido a isto, cada dia o jogo era em um local da rua.

O difícil foi o dia em que a lata entrou pela janela da frente de uma casa e sem titubear, pulei a janela para dentro da casa para pegar a lata e na saída, a dona da casa saiu correndo atrás de mim com uma vassoura e destruiu nossas casinhas do jogo e apagou os círculos.

Reclamação feita e uma semana de castigo.

Sem problemas... que tal fazer "estilingue" para jogar mamonas nas roupas do varal dela que ficariam marcadas de bolotas verdes?!


Ideia não aprovada, pois poderia dar um castigo de trinta dias!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.