Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

FRUTEEERÔOOO...FRUTEEERÔOOOO !!!

Ah que legal!!!...quando aparecia o seu Antônio em sua carroça, vindo do bairro de São Roque em Guarulhos, com um cavalo pangaré, carregada de frutas e legumes, gritando e tocando a buzina de ar:


<<FRUUUTEEERÔOOO...FRUUUTÊEERÔOOOO >>

Ele parava sua carroça em frente de casa e minha mãe vinha com uma cesta para comprar as frutas, muitas laranjas, mamão, manga e outras frutas da época.

Nesta parada, eu aproveitava para dar água ao pangaré e pegava alguns feixes de capim gordura muito comum em frente de casa.

Vila dos Sargentos-Cumbica

Após isto, saía seu Antônio de novo pela Vila buzinando aquela corneta com uma bexiga na ponta e
gritando:

<<FRUTEEERÔOOO... FRUUUTÊEERÔOOO>> (FOOMMM...FOOMMM)
Pronto. Minha missão estava cumprida e o retorno era sempre o esperado.

Após algumas horas, a carroça do seu Antônio estava quase vazia, pois vendia praticamente tudo e ao passar de novo em frente de minha casa, em agradecimento por ter tratado do pangaré, eu ganhava um cacho de bananas e sai comendo pela Vila, e isto tornara-se uma constante.

O problema é que a concorrência aumentou, pois alguns meninos perceberam e também começaram a tratar do pangaré e minha cota de fruta diminuiu, porém o pangaré ficava a cada semana mais bonito com o tratamento.

Um dia soubemos que o pangaré do seu Antônio havia morrido devido a sua idade já avançada e o seu Antônio havia ficado doente por causa da morte do cavalo e algumas semanas se passaram sem a presença dele e para substituí-lo começou a vir outra pessoa com um caminhão muito velho e malhado para vender frutas e isto nos deixou muito tristes.

De repente o caminhão não passou mais na Vila e para comprarmos frutas tínhamos que ir até Guarulhos numa quitanda ou feira.

Uma coisa que seria tão banal, na verdade sentíamos falta do seu Antônio pois sua presença já era muito familiar.

O tempo passou, alguns meses e num belo dia ouvimos aquela buzina e o grito

<<FRUTEEERÔOOOO...FRUTEEERÔOOO>>

Todos corremos ao seu Antônio mais para saber dele, da saúde, do ocorrido e a carroça ficou "ilhada" de vizinhos cumprimentando seu Antônio e ele disse que estava vindo para Cumbica quando seu pangaré passou mal e morreu em plena avenida Monteiro Lobato, deixando-o totalmente desolado e deprimido pela morte do companheiro. A demora do retorno foi por causa que o "filho" do pangaré ainda muito novo foi bem tratado até ficar forte e pronto para ocupar o trabalho do "pai".


Após esta história, corri pegar água para o novo pangaré e capim gordura e isto se repetiu por muitas vezes pela Vila. Só que neste dia, acompanhamos o seu Antônio até o fim das vendas de frutas e o seguimos até ele sair pelo Portão 2 que ficava no fim da Av 1, na Av Monteiro Lobato.

<<FRUTEEERÔOOO...FRUTEEERÔOOO>> (FOOMM ... FOOMM)

2 comentários:

  1. Jose de Jesus Dantas Drummond20 de março de 2012 às 18:52

    Edson !! lembro muito bem de seu Antonio com sua carroça carregada de hortifruti.Mas também lembro de um caminhão dirigido pelo seu Munhato, onde também vendia frutas e legumes e quando passava pela Av dois o Roccio montava atrás da carroceria e jogava as melancias, bananas e maçãs no meu do matagal entre a Av 2 e 3, e o Ivo e meu irmão Biá vinham atrás correndo para ajudar!!
    josejddrummond@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Edson
    Ainda não tenho essa parte de memória em mim. Voçe está realizando uma parte importante nesse meu resgate de mim mesma. Obrigada e muito.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.