Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

PASSEIO SURPRESA !


Lá pelos idos 1962, um dia, meu pai disse: " vamos fazer um passeio diferente, vocês vão gostar muito " e não falou mais nada, era surpresa..

Entramos todos na Vemaguet e fomos em direção à Via Dutra, pelo portão principal da BASP.

Portão da Guarda principal da BASP

Pegamos a Dutra no sentido Cumbica / São Paulo, passamos em frente a SKF, depois da Toddy, da Pfiser, por baixo do pontilhão de entrada de Guarulhos, depois subindo a Dutra, a Olivetti, lá em cima, a Borlen e, descendo, chegando no Parque Novo Mundo, contornamos por baixo da Dutra e começamos a retornar no sentido Cumbica.

Rodovia Presidente Dutra - Guarulhos

A curiosidade aumentando, muitas perguntas e meu pai só dava risada e não falava nada.

Seguindo de volta, logo apareceu a entrada da fábrica de biscoitos Duchen e meu pai entrou em direção a Duchen e parou no estacionamento.

Vista aérea da Duchen

Muita gritaria de alegria e palmas, com aquele cheiro no ar de biscoitos, fiquei impressionado com o moderníssimo prédio projetado por Oscar Niemeyer em 1949 e inaugurado em 1951.

Vista interna da entrada da Duchen

Entramos na loja da Duchen e visitamos a fábrica por dentro .

Vista interna da fábrica Duchen

Após a visita, entramos na loja para experimentar os diversos tipos de biscoitos e, lógico, comprá-los.


Nunca comi tanto biscoito em minha vida, meus olhos e de meus irmãos, Milton e Yára, brilhavam de tanta alegria.

Levamos tanto biscoitos que distribuímos para nossos amigos em Cumbica.

Uma grande tristeza foi quando a Duchen faliu em 1968 e sua belíssima fábrica demolida, como se demolissem um sonho de criança.

4 comentários:

  1. Ah! como me lembro desta fábrica da Duchen...sempre que passava pela Dutra ficava olhando aquela incrível construção, moderna e majestosa!! Houve um passeio com o Grupo escolar Ribeiro de Barros mas, infelizmente, neste dia fiquei doente e não pude ir...
    Não sabia que era um projeto do nosso Arquiteto-Mor, Oscar Niemeyer !! fiquei feliz em saber, foi a primeira obra dele que eu conheci!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa parte daquelas empresas ao longo da Dutra sumiram ou mudaram . Outro dia ao ver o RODA VIVA , que era uma novidade a epoca , me trouxe grande saudade .

    ResponderExcluir
  3. Foi uma pena a implosao do predio da Duchen. E foi feita na calada da noite porque estava em processo de tombamento e os proprietarios nao queriam perder dinheiro com isso......E assim, em 48h o predio veio abaixo.........

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente as empresas de Guarulhos em sua grande maioria já se foram.
    O que nos resta é a saudade de uma época que se foi.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.