Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A REPRESINHA, A MALDADE E O PREMIO

E numa tarde de verão, com muito calor, após uma partida de futsal, resolvemos nadar na represinha, eu, o Milton, o Ricardo, Alexandre, Roberto, Beco, João Alves, Cláudio, Lucélio, Reinaldo, Vanderlei e Sílvio, lógico, acompanhados de nossos  mascotes Lina e Pitoco. Sem dúvida uma turma muito falante, alegre e criativa.

Represinha (foto real do local) - BASP

Como de praxe, todos mergulhamos de cuecas e o João pelado, como um verdadeiro naturalista.


Outra vista da represinha (foto real do local) - BASP


O corre que lá do alto, pois a represinha fica num pequeno vale e sem vista direta da represa, ficam algumas casas de oficiais (Tenente) e muitas vezes vimos que uma senhora sempre nos espreitava vendo nossas brincadeiras, mergulhos, saltos "mortais"e bombas nas águas, porém nunca demos importância a este fato.


Casa de Tenente semelhante, próxima da represinha

O problema é que a maldade realmente está muitas vezes incrustada na mente das pessoas, pessoas que não suportam alegria, que cultuam a tristeza disfarçada num manto de pseudo-moral e esta pessoa deu parte (reclamação) ao oficial de dia da BASP e alguns dias depois fomos proibidos de nadar na represinha.




Foi tão absurda a reclamação desta senhora que se ela viu documentário na televisão de índios nadando pelados no Rio Xingú na amazônia, deve ter reclamado da "senvergonhice" deles ao governo federal, da mesma forma que muitas "seitas" religiosas "infeccionaram" as culturas indígenas com os pecados dos "cara pálidas".



Mas Cumbica com sua natureza que sempre esteve ao nosso lado, nos ofereceu em contra partida um porto de areia mais distante das Vilas, porém com águas e "praias" irresistíveis e não nos fizemos de rogados agradecendo Cumbica pelos seus dotes e, numa forma de contestar, todos nadávamos pelados naquelas águas.

Antigo porto de areia usado para a construção da BASP
aterrado para construção do Aeroporto Internacional de Cumbica

Mas....sempre tem um "mas"... um belo dia, com sol muito forte, com a fama do porto de areia espalhado entre os meninos e meninas de Cumbica, estávamos como sempre nadando pelados, inclusive o Alexandre saindo da água correndo e dando suas famosas "bombas", quando de repente aparecem algumas meninas da Vila dos oficiais, inclusive a filha daquela senhora "moralista" e entraram na água em outra parte do porto de areia e por cerca de duas horas nenhum de nós saímos da água até elas irem embora e quando saímos, gargalhamos até perder os fôlegos, principalmente o Alexandre.


Alguns dos meninos de Cumbica - Da esquerda para a direita
Jaques, Alexandre Othechar (acima), Ivo Pozzoli, Silvio Porto,
Rubens Drummond - Beco (acima) e Mertens

Passado algum tempo, retiramos a placa de proibido nadar da "nossa" represinha e a reconquistamos, uma vez que a dita senhora havia mudado da BASP e levado sua fraqueza moral para outras paradas.

 Como premio devido as atividades dos meninos de Cumbica, tanto esportivas, culturais e sociais, em 1967 o Comando da BASP aprovou a construção em primeiro lugar na Vila dos Sargentos o Clube dos Suboficiais e Sargentos com salão de festas,...

So Drummond no Carnaval no recem inaugurado
Clube dos SO e Sgts - BASP

... quadra poli esportiva, churrasqueiras e piscinas em local alto e privilegiado, inaugurado em 1968..
Foto de estréia da piscina do Clube dos SO e Sgts - BASP
Alexandre Othechar, amiga, SO Alberto Othechar e Denise Othechar

 ... e três anos após, o Clube dos Oficiais, localizado onde antes era o Grupo Escolar João Ribeiro de Barros, na Vila dos Oficiais.

Quadra (foto real do local) - Clube So e Sgts BASP

Foto real - Clube So e Sgts - BASP
  •  

2 comentários:

  1. Amigo vendo seu blog, minha mãe lembrou de vocês, pq seu pai era amigo do meu. Meu pai é o SO BATALHA e ele lembrou do seu pai. Entra no meu facebook (Paulo Brandi). Tem uma foto justamente da piscina nos anos 70. Paulo Brandi.

    ResponderExcluir
  2. Esta piscina tem história, lembra do pileque do Paulo Antonio? tivemos que entrar dentro dela mesmo com água da chuva! foi uma tragedia mexicana.......hahaha

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.