Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TEUS PASSOS JUNTO A MIM

Como me lembro de minha primeira Escola, Grupo Escolar Ribeiro de Barros, em Cumbica, dentro da Base Aérea de São Paulo.
Grupo Escolar Ribeiro de Barros

Nesta escola fiz o Jardim de Infância onde fui alfabetizado e fiz todo o primário, 1º ao 4º ano.

Minha primeira professora no 1º ano foi Dona Cristina, muito amável e eu adorava nas sextas feiras quando ela fazia uma leitura de uma história infantil, mostrando as gravuras da história muito coloridas.

Minha escola era totalmente construída em madeira, pintada de branco e quando andávamos, fazia o barulho de nossos passos e propositalmente, quando batia o sinal do recreio, saíamos correndo batendo os pés numa grande algazarra.

O sinal era batido com um sino de bronze que ecoava por toda volta da escola.

Modelo semelhante ao do Rancho

No recreio era distribuído o lanche que vinha do Rancho da Base num furgão e sempre que distribuía o lanche era o Taifeiro José Maria.

Todos meus amigos da Vila dos Sargentos estudavam nesta escola e íamos todos juntos a pé tanto na ida como na volta, pois não era distante da Vila.

No verão, após as aulas, cortávamos caminho passando pela represinha e muitas vezes mergulhávamos antes de ir para casa.

Represinha

Todos os anos, no final de ano havia festa de formatura da turma do 4º ano e a festa era realizada no cinema da BASP, que tem até hoje um belo palco para eventos.


Cinema da BASP (Cine Zé Carioca)

Os diplomas eram entregues pelos professores com chamada nominal

Lucélio Garcia

Como eu havia alcançado a maior média da escola, recebi meu diploma diretamente das mãos do meu pai

Meu pai Sgto Adalberto e eu (Edson)

Hoje, no lugar desta escola está localizado o Clube dos Oficiais da BASP e a escola se transferiu para um local fora da BASP, próximo ao Portão da Guarda.

Após a entrega dos diplomas, o Comandante da Base oferecia um almoço festivo no Rancho, com a presença de todos os formandos e familiares.

Rancho da BASP

E para o encerramento, a banda da Base tocava a música de adeus, cantada por todos os alunos:

Adeus amor eu vou partir,
Ouço ao longe um clarim...
Aonde eu for irei sentir
Os teu passos junto a mim.

Grupo Escolar Ribeiro de Barros - Cumbica - BASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.