Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL CONSELHEIRO CRISPINIANO DE GUARULHOS - ESCOLA MODELO

Numa atividade escolar, do Colégio Estadual Conselheiro Crispiniano, o trabalho determinado para todo o colégio, para a turma da 4ª série ginasial, turma de meu irmão Milton, era montar um aeromodelo, daqueles que se compra a madeira, papel japonês, cola, espátula, tintas e muitas outras coisas e a prova era que o aeromodelo teria de voar e ficar planando por mais de 3 minutos.


Comprado o material, a tarefa de montar passou a ser do Milton, com minha ajuda e a supervisão de meu pai.


Uma parafernalha, com muitas partes a serem recortadas, lixadas, fixadas com cola e acabada com papel japonês e para isto, a mesa da sala foi totalmente ocupada por alguns dias, com a planta de montagem sobre a mesa e aos pouco as partes do aeroplano iam tomando forma ...





... e finalmente, fixado o papel japonês, passando-se cola especial por todo o papel que aquecido a uma lâmpada, a folha ia ficando bem esticada e depois de alguns retoques e tinta, a nossa obra estava terminada e o interessante é que a asa era fixada à fuselagem com um elástico em "X".



Chegado o grande dia da "prova" que seria realizada no campo de futebol do Estádio Fioravante Iervolino em Guarulhos, todos nós da turma dos meninos de Cumbica que estavam matriculados nesta escola, fomos juntos de ônibus e descemos no centro de Guarulhos, seguindo o resto do caminho até ao estádio a pé.

No caminho, um incidente quase acaba com as pretensões do meu irmão quando ele inadvertidamente colocou a asa do aeromodelo entre minhas pernas e a ponta desta se separou. Graças a prevenção de meu pai, levamos cola para emergência, o que salvou a situação.

Um a um, os alunos iam colocando seus planadores pra voar sob o crivo do professor de Ciências que ia dando a nota para cada apresentação.

Chegando a vez do Milton, fixamos um barbante de aproximadamente 20 metros no gancho em baixo do aeromodelo, segurei pra ele no alto e com  o apito do professor, o Milton começou a correr contra o vento e o aeroplano subiu bem alto e soltou-se do barbante, planando maravilhosamente por muito tempo..., para alegria nossa...



... e principalmente para alegria do Milton.

Milton

Esta atividade escolar, fez com que um de nossos amigos, o Elinor Fernandes (Nonô), hoje médico, se tornasse Campeão Sul Amaricano de Aeromodelismo no Chile (1972), modalidade Planadores.

2 comentários:

  1. Bom ler relato onde está mencionado o nome da nossa escola e perceber que pequenos "grandes" detalhes são significativos na vida de cada um de nós.

    prof. Ana Maria Baptista Alves
    diretora da EE Conselheiro Crispiniano
    anamba@conselheirocrispiniano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e honrado com o comentário de "nossa" Diretora Prof. Ana Maria Baptista Alves, da EE Conselheiro Crispiniano, escola esta que sempre foi muito competente na formação de seus alunos com a perene excelência de qualidade de ensino. Parabéns professores e funcionários da EE Conselheiro Crispiniano de Guarulhos e muito obrigado por tudo que aprendi nesta "minha" escola.

      Edson Bartolo de Oliveira

      Excluir

Faça seu comentário.