Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ENSINO PÚBLICO, ÉTICA E LIBERDADE

E chegando perto do fim de ano, últimas provas escolares, exames, a turma se retirava um pouco para se preparar para esta última fase. A minha preocupação era com a língua francesa, que naquela época, 1969, era matéria reprobatória e minha sorte era que a Cristina Othechar ia muito bem nesta matéria e me ajudou neste reforço.

Os verbos desta língua é de matar e de uma quantidade infinita e a Cristina começou assim:

A língua Francesa, você já aprendeu um pouco sobre os verbos 'avoir' (ter) e 'être' (ser/estar).


Nous sommes la famille Toussaud.Nós somos a família Toussaud.
J'ai un bon mari.Eu tenho um bom marido.

Iremos agora ver com mais pormenor como estes dois importantes verbos são conjugados, ou seja, como se altera a sua terminação dependendo da pessoa em que são usados:


PessoaSingularPlural
1ª- je suis(eu sou/estou) - nous sommes (nós somos/estamos)
2ª- tu es (tu és/estás) - vous êtes (vós sois/estais)
3ª- il est (ele é/está) - ils sont (eles são/estão)


Memorize as formas do verbo 'être' (ser/estar), e em seguida observe o verbo 'avoir' (ter):


PessoaSingularPlural
1ª- j'ai (eu tenho) - nous avons (nós temos)
2ª- tu as (tu tens) - vous avez (vós tendes)
3ª- elle a (ela tem) - elles ont (elas têm)

Provavelmente você já reparou que usamos os pronomes 'elle' e 'elles' em vez de 'il' e 'ils' na tabela acima. Você pode traduzir 'il' e 'elle' directamente para 'ele' e 'ela'. Os pronomes 'ils' e 'elles' são as suas formas no plural, respectivamente. Eles são directamente análogos aos Portugueses 'eles (masculino)' e 'elas (feminino)'.

...e assim, claro, fiz uma excelente prova afastando este fantasma da língua francesa, méritos da Cristina.

Neste pequeno exemplo, pudemos observar como o ensino público naquele período era de muita qualidade e se não tivesse média anual mínima de 5, mesmo com as provas de "segunda época"(última chance), estava reprovado e mais, dois anos seguidos reprovado inapelavelmente estaria "jubilado" sendo obrigado a se transferir para uma escola particular podendo retornar para a escola estadual um ano depois, se houvesse vaga e com isto não poderíamos dar moleza nos estudos, diferente de hoje com a "promoção continuada", ou seja, aprovação direta mesmo sem média mínima.

Quando acabei o Colegial, passei direto no exame vestibular para engenharia sem fazer cursinho e isto ocorreu da mesma forma com meus amigos e amigas de Cumbica devido a excelência do ensino público, principalmente de nossa escola, Instituto de Educação Estadual Conselheirro Crispiniano, de Guarulhos.

Escola Estadual Conselheiro Crispiniano - Guarulhos

O respeito, a ética era uma forma democrática de se viver, pois o direito de cada um ia até começar o direito do próximo e o dever era indiscutivel. Da mesma forma a liberdade somente é plenamente exercida quando limitada pela ÉTICA, muito diferente de hoje, a forma debochada de se viver virou lei e pior ainda incrementada com a corrupção..

Hoje o Governo usa o Ensino Público para melhorar as estatísticas quando a ÉTICA seria o Governo usar as estatísticas para melhorar o Ensino Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.