Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESQUADRILHA DA FUMAÇA E RASANTE FATAL DO B-25

Cumbica, anos 60

Numa festa de aniversário da BASP, muitas apresentações de salto de paraquedas, NA-T6 da esquadrilha da fumaça, parada militar, entrega de medalhas, almoço festivo no Rancho e o dia ia passando com muitas pessoas participando da festa.


Numa das últimas apresentações aérea, uma esquadrilha de aviões B-25 davam rasantes na pista...

Avião B-25 em demonstração - clique para ver

... quando num rasante espetacular, um dos B-25 teve seus motores disparados bem em cima da pista, sendo que o avião voando baixo a percorreu por completo, passando pela cabeceira da pista e ainda em voo rasante foi em direção ao Bairro do Taboão, em Guarulhos.

Antes do avião penetrar em área urbana, o piloto em manobra espetacular tentou aterrissar no grande brejo que existia após a cabeceira da pista, mas o B-25 bateu no brejo e levantou voo, diminuindo a velocidade, bateu numas árvores e caiu bem em cima de um casebre existente logo após o brejo.

Ato continuo, uma senhora idosa com o susto e barulho do avião, saiu correndo de dentro de seu casebre e fatalmente colidiu com a hélice de um dos motores que ainda estava girando, falecendo no local instantaneamente.

A tripulação saiu do avião com pequenos ferimentos, sem gravidade.

Não fosse a experiência e coragem do piloto o avião teria avançado em plena cidade de Guarulhos causando grande desastre.

Mesmo assim, ficou na memória de todos a espetacular apresentação da Esquadrilha da Fumaça comandada pelo lendário Comandante Braga

                              
Esquadrilha da fumaça com aviões Super Tucano da Embraer
com os melhores pilotos do mundo da
FORÇA AÉREA BRASIL !
Clique para ver vídeo

4 comentários:

  1. Que saudades.
    Quando eu tinha 15 anos, eu tirei uma foto ao lado de um B 25, que ja estava como monumento, nos gramados da base.Agora com 55 anos eu gostaria de localiza-lo para uma nova foto.
    Lembro quando começei o serviço militar em 1976, dele ser levado de carreta para algum museu. Gostaria de confirmar se foi para o Musal ou para Bebedouro. Na foto antiga aparece o numero 8, quer dizer oitenta e o que não descobri. Esses dois não tem esse numero e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Marcos Carvalho14 de julho de 2013 às 21:08

      Caro Warner,
      Em 1976, eu era S1 no 4º ETA. Me lembro que o B-25, que há anos estava estacionado em frente ao hangar do ESM, foi desmontado e doado à Força Aérea Uruguaia. Uns três anos antes, um A-20 foi removido em carreta da BASP e instalado numa praça da Vila Galvão, em Guarulhos. Ficou lá por uns dois anos. Depois foi transferido para um dos museus da FAB. Não sei dizer onde ele está hoje.
      Abraços.

      Excluir
  2. Quando criança meu "parque de diversões" era o hangar da Base Aerea de Fortaleza onde, na década de 50, meu pai era mecânico dos fantásticos B-25.

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal. Em 1967 eu prestei exames ao EPCAER e depois de aprovado, passei um mes em Cumbica para exames medicos finais. Isto, se bem me lembro era feveriro e tinha um B25 q provavlemente fez um pouso de barriga entre as pistas, ao menos estava lá sem trem de pouso e um tanto danificado. Gostaria de saber se alguém mais lembra isto, e se tem fotos. Obrigado

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.