Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O ÍCARO NA SEMANA DA ASA

E o nosso primeiro jogo de camisa de nosso time de futebol e futebol de salão, Ícaro começou a dar resultado com suas grandes vitórias.


Ícaro

A primeira vitória, contra um time de Guarulhos, conquistamos a taça da Semana da Asa de Cumbica.

Um dos time do Ícaro mesclado com Sargentos

Com este resultado, o Ten Gomes Neto passou a nos acompanhar em partidas oficiais, em disputas dentro da Base em Cumbica, no Parque da Aeronáutica em Santana e no CTA em São José dos Campos.

Como em jogos com o time do Parque da Aeronáutica quando usávamos jogos de camisa emprestadas da seção de educação física de Cumbica, éramos praticamente fregueses, com várias derrotas. Resolvemos desafiá-los com nosso próprio jogo de camisa, numa partida de futebol num gramado existente bem próximo da cabeceira da pista de aviões no Parque. O Ten Gomes Neto, nesta partida foi o Juiz.

Partida difícil, mas desta vez, bem equilibrado, num ataque nosso, logo o Cláudio fez o nosso primeiro gol.

Cláudio
No segundo tempo, um fato inusitado. Num ataque do time do Parque, bem nesta hora, um avião vem em direção a pista, descendo, cada vez mais e nós literalmente paramos meio assustados e o avião passou raspando em nossas cabeças e nos abaixamos.


O time do Parque nesta hora, acostumados, atacaram e fizeram o gol de empate, sem qualquer reação nossa.

Na foto, no alto à esquerda era o campo de futebol

Aquilo nos deixou enfezados e começamos a atacar repetidamente o adversário e num destes ataques, dentro da área, chutei a bola com violência para o gol, porém esta bateu no braço do jogador da defesa do Parque. O Ten Gomes Neto apitou e deu "dois toques"dentro da área. Numa confusão, perguntei ao Tenente Gomes Neto " a bola foi desviada pelo braço do jogador deles dentro da área?" e ele respondeu "foi". Eu peguei a bola e disse: "então é penalti". Todos ficaram calados, peguei a bola, coloquei na marca do penalti e esperei a autorização para bater.
O Juiz afastou todos da área, mandou o goleiro se posicionar e autorizou apitando.
Olhei pra bola, corri com raiva e preparei uma bomba!!!
Para minha surpresa e a do goleiro que saltou para um canto do gol, meu pé bateu no gramado e a bola foi indo bem devagar, de mansinho, pra dentro do gol. Que susto! Vencemos a partida por 2x1.

Na Semana da Asa de 1969, fomos convidados para a festa em São José dos Campos, no Centro Técnico da Aeronáutica (CTA) e Instituto Técnico da aeronáutica (ITA)e disputarmos a taça alusiva a esta festa.

Portão da Guarda do CTA - ITA
São José dos Campos - SP

Preparamo-nos, treinamos, lavamos e passamos nosso jogo de camisa com o belíssimo escudo do Ícaro                       
                                               Í C A R O
26 de Outubro de 1969, Domingo, encerramento das festividades da Semana da Asa, 09 horas, Ginásio de Esportes do CTA, São José dos Campos-SP, lotado, times perfilados Ícaro e CTA, taça na mesa dos árbitros, mesa composta com o Brigadeiro Comandante do CTA.

Time do Ícaro:  Lucélio Garcia - goleiro
                        Ricardo Othechar - defensor esquerdo
                        Edson Bartolo - defensor direito
                        Cláudio Garcia - atacante esquerdo
                        Milton Bartolo - atacante direito
Reservas Ícaro: Reinaldo (goleiro), Silvio, Gilberto (giba), Vanderley, Marcos e Alexandre Othechar.
Técnico: Tenente Gomes Neto
                        
Partida dificílima, pois todos estavam cobiçando o troféu da Semana da Asa.
Muitas faltas, e começamos a sentir uma certa preferência do árbitro pelo time da casa, ainda mais com um Brigadeiro na mesa de arbitragem.
O primeiro tempo acaba em zero a zero e nossa torcida começou a vaiar o árbitro que não freou as faltas do time do CTA.

Segundo tempo inicia e corre da mesma forma que o primeiro com muitas faltas e atritos.
O Lucélio, nosso goleiro, neste dia estava pegando até pensamento. Não passava nada.
O Jogo caminhava para seu final, que com este placar, deveria ir para uma prorrogação, mas de repente, a mesa apita o final do jogo e paramos, porém o time da casa continuou e fez o gol e o árbitro validou.

Corremos para a mesa dizendo que haviam apitado  final do jogo, mas o Brigadeiro desconversou e validou o gol.

O tempo fechou!!! Segura o Brigadeiro !!!

O céu de brigadeiro carregou de nuvens escuras e disparei pra cima do Brigadeiro, porém, no meio do caminho o Tenente Gomes Neto me segurou com receio de pancadaria. da mesma forma o resto do time partiu para cima do árbitro que sumiu no vestiário.

Reunidos no centro da quadra, despedimos da torcida e resolvemos ir para os vestiários sem participar da entrega de medalhas e troféu, que durante a entrega, houve uma vaia geral das torcidas.

Após o banho e todos arrumados, fomos comunicados para irmos ao rancho dos oficiais para um almoço de confraternização e nosso técnico disse que não poderíamos recusar.
O almoço foi muito bom e o técnico do CTA veio pedir desculpas e afirmou que também havia ouvido o apito final da mesa, mas era melhor esquecer este assunto.

O assunto realmente foi esquecido com todos mergulhando nas piscinas do CTA e, durante o caminho de volta, viemos cantando músicas de São José dos Campos até Cumbica, com muitas gargalhadas imaginando o Brigadeiro apanhando e nós na cadeia.
            
                       


Um comentário:

  1. Sensacional, ainda me lembro deste jogo que realmente foi duríssimo...Parabéns para todos nós.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.