Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

NÓS VENCEMOS

Todos os dias, de segunda a sexta, havia um ônibus escolar que levava todos os filhos de militares da Base, de manhã e à tarde, para as escolas de Guarulhos, pois em Cumbica não havia escola com o curso ginasial.
Nossa turma estava dividida entre vários colégios existentes em Guarulhos, o Colégio Claretiano (padres), Colégio Monteiro Lobato, Colégio Presidente Kennedy, Colégio 9 de Julho, Colégio Virgo Potens (freiras), todos particulares e a maioria na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano.


Os motoristas do ônibus escolar da Base, alternadamente, eram  Wilson e  Miguel, sendo que o Wilson permitia conversas, risadas e o Miguel, jamais. Com o Miguel não podia nem conversar baixinho que ele olhava pelo retrovisor do ônibus e gritava, num berro histérico, sempre chamando-nos pelo nome de nossos pais: ""ÔOO  ADALBERTO! ESTOU TE VENDO DAQUI, NEM TENTE, CALE A BOCA SENÃO VAI DESCER"", ou então: "ÔOO SEU GARCIA, QUAL É A GRACINHA?? TÁ RINDO DE QUE?? É BOM PARAR"".

Um dia, combinamos fazer um ruído com a boca fechada que quase o Miguel se arrebentou de raiva!
""HHUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM" todos juntos, sem parar.
Por mais que o Miguel olhasse pelo retrovisor, não conseguia identificar que estava fazendo o ruído:
""HHUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM".

Ele brecou o ônibus violentamente, saiu de seu banco e começou a gritar: "QUEM É O ENGRAÇADINHO?? ENQUANTO NÃO FALAREM NÃO SAIO COM O ÔNIBUS"...mas todos em silêncio...ninguém falou nada.
O Miguel voltou ao seu banco, começou a dirigir o ônibus e...
"HHUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM"
Outra brecada e ele virou para nós e disse "VOU DAR PARTE DE VOCÊS, VOCÊS ME PAGAM".
Voltou a dirigir e nós:
HHUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM" e foi assim até chegar em Cumbica.

Durante algum tempo o Miguel não mais dirigiu o ônibus e quando retornou, começou a permitir conversas, mas só baixinho.

Nos desfiles de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, era um maravilhoso colorido das cores das escolas, onde preparávamos os uniformes escolares sem qualquer mácula, perfeitamente passados.

Grito da Independência
O Claretiano, com seu uniforme verde e amarelo, o 9 de Julho branco com listas vermelhas e preto, o Monteiro Lobato, verde e branco, Virgo Potens, azul e branco, Kennedy vermelho e branco, Crispiniano em vermelho e azul.

Num destes desfiles, fomos com o ônibus da Base e como não haveria ônibus de retorno, combinamos todos nos encontrarmos após o desfile, no centro de Guarulhos, na Av D.Pedro II, em frente ao cinema.
O problema é que após o desfile bateu uma fome em todos e gastamos todo nosso dinheiro numa pastelaria e, portanto, sem como pagar o ônibus de volta.

A ideia foi pegar o ônibus de volta até o cobrador chegar para cobrar a passagem, já teríamos seguido um bom percurso de ônibus e desceríamos alegando ter perdido o dinheiro, porém demos azar, pois o cobrador veio logo no primeiro quarteirão. Descemos.

A solução foi seguirmos a pé, pela Av Monteiro Lobato, de Guarulhos até Cumbica, num percurso cerca de 14 Km e isto logo após um desfile foi uma verdadeira prova de resistência. Eu, Milton, Ricardo, Cláudio, Lucélio, João Alves, Flávio, Roberto e Raul, saímos de Guarulhos meio dia e chegamos a Cumbica 16 horas completamente esgotados, mudos e descalços.

Neste mesmo ano, 1969, o Milton, meu irmão e o Flávio Almada iriam prestar vestibular para Engenharia Mecânica e  não haviam muitas Faculdades disponíveis, sendo de muita dificuldade ser aprovado no vestibular.
Antes do fim do ano, vestibular feito e fomos saber o resultado que para nossa alegria, os dois foram aprovados e minha meta também já estava traçada em fazer o mesmo vestibular três anos após e com grande alegria também fui aprovado.
Engenharia
Milton Bartolo- Flávio Almada - Edson Bartolo

O Rubens Drumon, irmão do Roberto, em outro vestibular, entrou na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, em Barbacena-MG, o Celso Ávila entrou na Medicina de Santos, o Lucélio, Ricardo e Alexandre, Administração de Empresas.
Medicina
Celso Ávila

Lucélio Garcia - Ricardo e Alexandre Othechar

Matemática
Sílvio - Zeca

Escola Preparatória de Cadetes - FAB
Rubens Drumon


Escola de Especialista da Aeronáutica
Luis Washington
FAB

Um comentário:

  1. Procuro contato com alguém que conheceu a professora Marília - escola virgo potens. 1963-1965. Grato

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.