Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GRANDES AVENTURAS - O HOMEM NA LUA E NÓS NA SERRA DA MANTIQUEIRA

                                                               20 de Julho de 1969


Uma data histórica com a chegada do homem à Lua.

Muito se falava deste momento, o que iria acontecer aos astronautas americanos quando tocassem o solo lunar. Todos os dias, as TVs noticiavam o percurso da nave Apolo 11 e comunicavam o televisionamento direto da NASA, nos EUA, para o Brasil via Embratel.

Na noite de 20 de Julho de 1969, nos preparamos em casa, na Vila dos Sargentos, com muitos cobertores, pois o frio daquele inverno era intenso.

Quando de exatamente 23:56 horas, a transmissão começou, mostrando os astronautas em solo lunar, sendo que Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua.

                                                       televisionamento em preto e branco            

A verdade é que o resultado foi, de certa forma, decepcionante, pois a Lua realmente não era feita de queijo suíço e sempre é mais bonita vista de longe, da Terra.

No dia seguinte, o interessante é que este assunto se encerrou e como já estava chegando perto do final das férias de Julho, resolvemos acampar.

Local?? nada melhor do que a Serra da Mantiqueira, que estava bem à nossa frente, bem atrás dos hangares 1º/10º e 2º/10º GAv  e da fazendinha da Base.
Ideia lançada....ideia aprovada!
Nos preparamos com lanches, refrigerantes, frutas, facão pra abrir trilha, cordas, bola de futebol e os coturnos (botas militares) emprestados de nossos pais.

No dia seguinte, bem cedo, saímos: eu, Milton, Ricardo, Alexandre, Lucélio, Cláudio, João, Flávio,  Marcos, Silvio, Wade, Adelmo,Yára, Cristina, Mercedes, Graça, Sonia, Marilza e Sudelma.
O tempo estava carrancudo, com nuvens pesadas, mas mesmo assim seguimos em frente, a pé.

Saímos da Vila dos Sargentos, seguimos pela Vila dos Oficiais, descemos a ladeira da lagoa, passamos em frente ao prédio do Comando, seguimos em direção a pista principal da Base. Paramos em frente a pista e aguardamos o controlador de voo da torre de controle abrir o sinal para a travessia. Sinal verde, atravessamos a pista, passamos pelos hangares, fazendinha e chegamos ao pé da Serra.


Vila dos sargentos

Vila dos Oficiais

Prédio do Comando da BASP

                                    
                      Pista da BASP em Cumbica, mostrando a Serra da Mantiqueira ao fundo

Logo achamos uma trilha e seguimos em frente. Com os facões, abrimos a trilha onde o mato havia fechado e começamos a subida. Muitos papos, histórias, gargalhadas, insetos!!!, gritos e sempre em frente. Fizemos marcas em árvores para nos indicar o retorno.

Num local plano resolvemos acampar. Limpamos a área, as meninas estenderam as toalhas, colocaram os lanches e refrigerantes em cima e logo começamos a brincar com a bola. A mata em volta é muito fechada, com árvores enormes, chão muito húmido, muitos pássaros e insetos em abundância para o terror das meninas.



De repente, a bola sumiu na mata. Todos começaram a procurar a bola que misteriosamente desapareceu, mistério que logo se esclareceu. Numa moita próxima, abrindo-a com o facão, bem no meio, pasmem... um poço. O poço não era muito profundo, porém com água.
Amarramos a corda numa árvore e o Cláudio, por ser o mais "fininho", por isto seu apelido "fino", começou a descer no poço para pegar a bola, missão feita com sucesso. Pegamos alguns galhos em volta e troncos e tapamos o poço.

Depois de muitas brincadeiras, "detonamos" o lanche e os refrigerantes, acompanhados de muitos "arrotos", aliás, torneio vencido com louvor pelo João, isto com os gritos de nojo das meninas.

Mais à tarde, não deu outra, uma fina chuva começou a cair e resolvemos desfazer o acampamento. Durante o retorno, a chuva aumentou, deixando-nos totalmente ensopados, porém com muita gargalhadas devido ao estado dos cabelos das meninas e  nós todos enlameados.

Chuva na Mantiqueira

 
Ao chegar na Vila, nosso visual era lamentável, porém com sucesso total, pois nossa aventura foi infinitamente melhor do que a dos americanos na Lua, mesmo com os resfriados adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.