Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SARGENTO GARCIA (PANCHO GARCIA) E O MENINO DE CUMBICA LUCÉLIO

Nos anos 60, em Cumbica, o Lucélio Garcia, sem dúvida era o meu maior amigo de algazarras, de futebol, de jogo de sinuca, estudos e muitos papos. Como nós dois nascemos no mês de Setembro do mesmo ano, eu no dia 11 e ele no dia 16, isto era como um marco em nossa amizade.

A família do Lucélio, todos eram muitos alegres e amigos, o Seu Garcia, o pai, Dona Letícia, a mãe e os irmãos Cláudio e a Clarice.

Casa do Sgto Garcia - 1ª da esquina

Cláudio Garcia

Quase todos os dias eu ia à casa do Lucélio para tomar as famosas limonadas feita por Dona Letícia e ouvir muitas histórias sobre as cantorias do Sargento Garcia e as músicas de Altemar Dutra.

Música com Altemar Dutra


Nosso time de coração naquela época era o Palmeiras, sim naquela época, pois depois com a mudança da família Garcia para o Rio de Janeiro, o Lucélio passou a torcer pelo Fluminense, como seu primeiro time de coração.


Mas, como ninguém é perfeito (rssss) perdoei meu amigo Lucélio.


O pai do Lucélio, o Sargento Garcia, era uma pessoa ímpar, muito alegre, excelente violonista e seu forte era o bolero e músicas do Altemar Dutra e ele adorava se vestir como mexicano, exibindo um belo chapéu, por isto seu apelido, pancho.
Acima, Pancho Garcia no violão, aplaudido por Clarice. Em baixo o Lucélio com o violão.

Aos fins de semana, na Vila dos Sargentos, quando brincávamos de bang-bang, o pai do Lucélio se vestia de pancho e o Lucélio com cartucheira e revólver de brinquedo, para também brincar de bang bang, o que era muito divertido.
Pancho Garcia e o filho Lucélio

Um dia triste para nós foi quando soubemos que o Sargento Garcia havia sido transferido para o Rio de Janeiro e isto representava um fim de nossa amizade, pelo menos nas brincadeiras diária. A mudança da família Garcia ocorreu da melhor forma, sem despedidas, pois não existe despedida entre amigos.

Mas para nossa alegria, um dia, em 2009, procurando pela Internet pelo nome do Lucélio, a grande surpresa, uma festa de apresentação de seu livro de poesias, "INTERIOR" e isto nos facilitou a reativação de nossa amizade.

Lucélio Garcia e seu belíssimo livro de poesias "INTERIOR"

E qual não foi a maior surpresa ainda quando de sua festa de nomeação de "Membro Acadêmico da ARTPOP -Academia de Artes Populares de Cabo Frio/RJ
Lucélio Acadêmico


                                       
Poema de Lucélio Garcia-clique para escutar


Um comentário:

  1. Meu amigo, o aniversariante é vc e quem recebe o prêmio sou eu, assim nao vale. Obrigado e parabéns pelo 11 de setembro.
    Seu texto está ótimo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.