Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TORNEIO DE CARRINHO DE ROLEMÃS EM CUMBICA

Ao lado da casa do Comandante, em Cumbica, há uma ladeira cumprida, com aproximadamente 200 metros de extensão, começando pouco inclinada no começo e nos últimos 50 metros com inclinação bem acentuada, terminando suavemente ao lado da lagoa da Base, numa reta de aproximadamente 20 metros.



Video da ladeira (local real)

Um belo dia, esta ladeira foi requisitada pela Associação dos Corredores de Carrinho de Rolemã de Guarulhos para uma disputa de seus associados. O Comandante da Base autorizou desde que os filhos dos militares da Base participassem da disputa.



O convite caiu como uma verdadeira "bomba" nas vilas deixando-nos como doidos atrás de rolemãs, ou qualquer coisa que rodasse, tábuas, etc. A criatividade dos meninos de Cumbica foi colocada à prova e não decepcionamos.

Inicialmente seguimos para a Garagem da Base e o Cabo Klein nos ajudou com bastante rolemãs da sucata, de vários tamanhos e, em seguida, na Carpintaria da Base onde conseguimos algumas tábuas de boa qualidade.

Garagem da Base ao fundo


Cada um em sua casa, preparavam seus carrinhos de rolemã, que seriam mostrados só no dia da corrida.

Claro que nossos pais nos ajudavam fornecendo ferramentas. Como a quantidade de rolemãs não foi suficiente para todos, tivemos que nos virar com algumas "peças" que dispúnhamos.

O meu caso, tinha somente uma rolemã  grande para a dianteira e sem as das traseiras, consegui convencer meu pai me emprestar um quadro com roldanas de borracha que ia em baixo de nossa geladeira "Climax".



O quadro era montado em duas partes, ficando duas roldanas que eram fixadas em dois suportes, outras duas em outros dois suportes com duas barras de aço, uma de cada lado que uniam os dois conjuntos de suportes formando um "quadrado". Minha ideia foi separar um par de suportes, deixando as barras de aço neles. Preguei estes suportes bem firme na parte traseira da tábua, entortando as duas barras para cima usando-as como descanso dos braços, fixei na parte dianteira da tábua, previamente serrada em formato de "bico", com um grosso parafuso que girava livre numa bucha, a travessa com o rolamento dianteiro. Pintei o carrinho na cor amarelo que existia de uma sobra em casa. Fiz um encosto inclinado de madeira para as costas e o numerei com o númeror "52", que era o meu número de chamada na escola.

O detalhe era que para o carrinho deslizar com maior velocidade, eu levava uma bisnaga do desodorante "Avanço" com óleo de motor para pulverizar na rodas traseiras do carrinho, que sendo de borracha, ela deslizava por uma bucha interna e precisava de lubrificação.


Os outros amigos também fizeram seus carrinhos de forma original, idem meu irmão.

No dia da corrida, os representantes da Associação de Guarulhos ficaram espantados com nossas criatividades.

A largada teve que ser feita em várias baterias devido ao grande número de participantes classificando-se o vencedor de cada bateria.

Existia um espaço de 10 metros para um empurrador iniciar a partida, sendo que meu empurrador foi meu irmão e eu dele.

Consegui a classificação de minha bateria com meu carrinho lubrificado. O Wade Piccinini, conseguiu se classificar na bateria dele.

Na grande final, a surpresa geral, O Wade em primeiro lugar e eu em segundo, isto porque a bucha de uma de minhas rodinhas fadigou e o final de minha corrida foi com o eixo direto na borracha, com muito óleo (rsss).

O Wade pulando de alegria, pegou o carrinho dele e se atirou na lagoa, ficando boiando em cima do carrinho, agitando os braços.

Lagoa da BASP, ao lado da ladeira

Infelizmente não pude devolver o quadro da geladeira de casa, porém meu pai nem fez questão.

O problema foi quando minha mãe descobriu que precisava arrastar a geladeira para limpar em baixo...

Salve-se quem puder!!!...eu e meu pai levamos muita bronca, mas ele mesmo assim dava risada da situação, prometendo comprar outro quadro de rodinhas para a geladeira, o que foi feito.

Geladeiras Climax

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.