Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

APRENDENDO A NADAR NA REPRESINHA

Nas matas da Base de Cumbica, próximo a vila dos oficiais há uma represa pequena, que chamávamos de represinha. Ela tem um dique de concreto, com o comprimento aproximado de 30 metros e largura de 1 metro, com cerca de 3 metros de altura na parte mais funda e sua água é oriunda de uma nascente próxima.

Represinha (foto real)


Era comum cortarmos caminho para a vila passando pela represinha e, também comum, toda vez que passávamos, algum dos meninos tirava a roupa e de cuecas mergulhava em suas águas. A maioria sabia nadar e eu ainda não, porém entrava na água em suas partes mais rasa.

Represinha - ao fundo, a parte mais rasa

Certa vez, toda a turma junto, inclusive com nossa mascote, a cachorra Lina, resolvemos passar pela represinha, porém antes, como era época de gabiroba, uma fruta silvestre muito saborosa que se espalhava pela mata, fomos colher direto dos arbustos quando o João viu num destes arbustos um grande cacho de abelhas.



Não deu tempo nem de pensar e ele já começou a cutucar o cacho com a finalidade de pegar mel e de repente, com um berro dele, "corre...corre...corre", junto com um enxame de abelhas, veio para nosso lado e todos disparamos com ferroadas de abelha em direção da represinha, claro, com a Lina na frente que nem pestanejou e se atirou na represa e nós todos em seguida.



Este foi o meu primeiro salto na represinha no fundo e percebi que sabia nadar!!! mexendo os braços e pés segui em direção ao raso e afundava a cabeça até as abelhas sumirem. Passados alguns instantes, vimos a Lina aparecer do fundo da represa, nadando também em direção ao raso e numa gargalhada geral, saímos da água, tiramos a roupa para secar ficando somente de cuecas e retornamos a nadar.

Em Cumbica ,em suas matas repleta de frutas silvestres, colhíamos além da gabiroba, também amoras, pitanga, maracujá, banana, mamão, cana de açúcar, goiaba branca, goiaba vermelha e, por falar em goiaba, o Cláudio era louco por goiabas, mas isto também é uma outra história...

Florada do pé de gabiroba

Frutos da gabiroba

Um comentário:

Faça seu comentário.