Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ISTO NÃO É TRAJE PRA VIR AQUI



  • Bons e maravilhosos tempos de BASP, Cumbica...

    Eu, com meus 14 anos, tinha um costume que pode se dizer, muito bom. Sempre, pelo menos duas vezes por semana eu ia na EAOAR (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica) onde havia uma bela Biblioteca.

    Naquele tempo, 1966, nem se imaginava algo do tipo da Internet e um de nossos divertimentos, além do futebol de salão, nadar na lagoa da Base, ir ao cinema da Base, era também DESCOBRIR livros nas prateleiras da Biblioteca que eram lidos, no máximo em dois dias.

    Lá conheci Jorge Amado, com seu livro "NO PAÍS DO CARNAVAL, CACAU E SUOR", "CAPITÃES DA AREIA", "JUBIABÁ", "GABRIELA CRAVO E CANELA"; conheci José Mauro de Vasconcelos, com o delicioso livro 'ROSINHA MINHA CANOA", e tantos outros de tantos autores....O CORTIÇO, VIDAS SECAS, NEXUS SEXUS PLEXUS, INSÔNIA, O GUARANI, O ATENEU, BRÁS CUBAS, ETC...ETC..

    Uma coleção me chamou mais atenção e eu a li completamente: COLEÇÃO FLAMBOYANT, que conta toda a história aérea da RAF na Segunda Guerra Mundial, além do HOLOCAUSTO.

    Um dia, como todo menino, fui à Biblioteca de calção, camisa e "alpargatas", como sempre fui, com livros na mão.

    Na portaria, o Comandante da EAOAR, não me lembro o nome, me chamou e disse com cara de bravo, olhando também para o soldado responsável pela portaria:
    ---- Estes não são trajes para vir à EAOAR, o que você vem fazer aqui, quem é teu pai ???
    ---- Meu pai é o Sargento Adalberto, eu venho sempre na Biblioteca. Vou devolver estes livros e não venho mais....me desculpe.
    O Comandante, ficou um tempo em silêncio, pegou no meu ombro e disse:
    ---- Filho, eu que peço desculpas, venha sempre, venha do jeito que você está....desculpe.
    ---- Soldado !! nunca proíba a entrada destas crianças na Biblioteca. É ordem minha.
    Agradeci feliz da vida por poder continuar a ir na Biblioteca.

    À tarde, meu pai chegando em casa me chamou e disse:
    ---- Filho, você foi muito elogiado pelo comandante da EAOAR.Fiquei muito orgulhoso de você.

    Que saudades....abracei muito meu pai....tanto...que o abraço dura até hoje.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Faça seu comentário.