Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SARGENTO BATISTA -


Ano 1965...


Esquadrão de Suprimento e Manutenção - ESM - Cumbica


ESM

Ao lado esquerdo da entrada do Esquadrão, ficava a seção de pintura e o responsável por ela era o Sgto Batista, pessoa muito alegre, bem quista por todos.

Muitas vezes eu ia ao ESM com meu pai, o Sgto Adalberto e ficava na seção do Batista vendo seu trabalho, os moldes, o equipamento de pintura e ele nunca se cansava de explicar como se preparava a tinta, os testes, os modelos de pintura das aeronaves, as letras, os prefixos, etc.

No ESM, todos as aeronaves passavam pelas revisões normais, onde eram completamente desmontadas e as partes desgastadas ou com falhas eram substituidas por novas que vinham do Parque da Aeronáutica, PASP.


Entrega do C-47 após revisão
Abaixados: Cabo (?), Sgto Jardim, Sgto Palulian, Sgto Adalberto, Sgto(?) e Sgto(?)

Meu pai era o responsável pela seção hidráulica, onde todas as válvulas, bombas, motores hidráulicos, trem de pouso eram cansativamente testados.

Ao lado, ficava a seção de hélice, onde cada hélice era exaustivamente analisada e testada e assim por diante, várias seções, cada uma responsável por cada equipamento dos aviões, rádio, chapas, soldas, elétrica, etc.

 Depois do avião remontado, entrava em operação o Sgto Batista com a pintura da aeronave.

O Sgto Batista era chamado "carinhosamente" pelos companheiros de um apelido que ele detestava....OLÁ MEMÉIA...AGORA É TUA VEZ MEMÉIA.... e ele falava:
---- UM DIA EU ESTOURO COM TODOS AQUI..PQP !!
E este dia chegou !!!

Foi dada a instrução de nova pintura nos B-25, pintura de camuflagem.


O Sgto Batista preparou-se de todas as formas, fazendo pinturas camufladas em chapas, em madeiras, em jornais, etc

O B-25 todo preparado após a revisão, o Sgto Batista mandou os soldados montarem os cavaletes ao lado da aeronave e com toda a paciencia, ele mesmo pintou todo o avião....ficou espetacular !!!

Meu pai me levou pra ver o avião e todos estavam maravilhados com a nova.... 

 
B-25

Vários oficiais aviadores foram ver o avião e eu estava neste momento ao lado deles.


O Cap  Fávero chamou um Sgto e pediu que fosse chamar o Sgto Batista para parabenizá-lo, que estava dentro da seção de pintura finalizando algum trabalho... e escutamos o chamado:

----MEMÉIA...O CAP FÁVERO QUER FALAR C/ VC !


Lá dentro da seção, saiu o Sgto Batista com máscara e pistola de pintura na mão e gritou:
----MEMÉIA É O CÚ DA VÉIA !!!

Gargalhada geral, ele com olhos arregalados, pois não deve ter escutado quem o chamava por causa do compressor, pediu desculpas:
----ME DESCULPE, EU SABIA QUE UM DIA ESTOURAVA, MAS NÃO PODIA SER HOJE.


Sgto Batista ao lado direito do violão, com quepe

O Cap Fávero, rindo muito, disse que ele merecia o desabafo e que estava de parabéns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.