Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O BOSQUE DOS MENINOS DE CUMBICA

Na vila dos Sargentos, próximo ao antigo portão 2, há um local muito arborizado, com árvores muito altas, inclusive uma delas centenária com o tronco com o diâmetro que para abraçá-la é necessário várias pessoas.

Neste local prepararam naquela época, 1962, um bosque para os famíliares dos Suboficiais e Sargentos fazerem churrascos.

Com o tempo, após várias festas e com a construção do clube dos sargentos, este bosque foi abandonado, porém nunca esquecido por nós.

Resolvemos fazer nesta árvore centenária, no alto, uma casa de madeira, que jamais passou do assoalho, porém muito útil para nossas brincadeiras.

Para subir, fizemos uma escada com troncos cerrados e lá no alto, a plataforma de madeira de troncos, amarrados com cipós.


Árvore centenária com cipós

Emaranhados de cipós

As árvores ao lado desta maior também continham muitos cipós e no tronco, entre uma e outra, um emaranhado de cipós que formavam uma rede natural.

Da mesma forma que o lendário "Tarzan",  pegávamos os cipós e viajávamos de árvore em árvore e  lá do alto, voando de cipó, pulávamos sobre a rede de cipós, que descia até ao chão.

Nestes saltos, de voo em voo, muito gritos, que ao longe, pareciamos um bando de macacos em cima das árvores. Era comum encontrarmos nestas redes de cipós ninhos de gambá, que acostumados, conviviam conosco, desde que não invadissemos as redes de cipós deles, caso contrário ficavam irritados.


Ganbá em seu habitat natural

Desta temporada de "Tarzam", alguns problemas tivemos com surto de alergia, que segundo os conhecedores eram causados pelas árvores Aroeiras. Amaioria dos meninos ficaram com os rostos inchados, febres e braços com feridas por causa da alergia, o que nos afastou um pouco desta modalidade, mas não por muito tempo.

O que nos afastou definitivamente foi a irritação dos gambás que começaram a "pefumar" o local com sua urina fétida, causando nos muitos transtornos quando retornávamos para casa, pois ninguém aguentava o doce perfume dos gambás que traziamos e antes de entrar em casa tinhamos que nos banhar com jatos de água fria de mangueira e isto não resolvia muito.

Gambá irritado !

Esperamos que jamais cortem estas árvores, para que novos meninos de Cumbica nelas brinquem,
pois caso contrário, o que restará?...




Estava chegando a hora de começar a aprender a nadar, mas isto, é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.