Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Infância inesquecivel na BASP

Portão da Guarda - Entrada e Saída
BASP - 1960

Naqueles invernos de Cumbica, aquelas manhãs com a neblina forte por todos os lados, o frio intenso, eu e meus amigos íamos caminhando, bem agasalhados, pelas ruas da Vila dos Sargentos, para nossa escola que ficava dentro da Base, o Grupo Escolar João Ribeiro de Barros.

Saiamos todos subindo a ladeira da Vila, que passa hoje ao lado da Capela, pegávamos a rua que margeava os apartamentos dos Tenentes, depois as casas de Capitão, lendo as placas na frente das casa, Cap Reis, etc... depois descendo a ladeira, lá em baixo começavam as casas de Major, na placa, Maj Med Lindenberg, etc.

Logo mais, à esquerda, toda em madeira, pintada de branco, nossa linda escola, onde hoje está localizado o Clube dos Oficiais.


A algazarra da criançada correndo, pulando, outras recebendo o café da manhã que vinha do rancho. Pão com Manteiga, Chocolate quente, biscoitos e mingau de fubá. A Escola também matriculava a criançada que morava ao redor da Base, a maioria.

Às 7 horas, o sinal de formação em frente a Escola, que era dado com um sino de bronze.

Todos alunos em formação, classe por classe, cantávamos o Hino Nacional, entravamos às salas e alegremente começavam as aulas, antes porém, todos de pé, fazíamos uma oração de bom dia, o Pai Nosso.

Hora do recreio....que alegria...todos corriam para a fila da merenda que a Base distribuía e quem o fazia era o Taifeiro José Maria, amigo de todos: pão com goiabada, suco, tabletes de doce de leite Embaré e mingau de fubá.

Após a merenda, embrenhávamos pelas matas atrás da escola para pegar amoras silvestres que haviam muitos pés, gabiroba, pitanga, etc.
Gabiroba do campo

Ao término das aulas, ao meio dia, seguíamos por uma trilha que passava por uma represa, que chamávamos de "represinha", existente até hoje. Lá todos aprendemos a nadar e com o sol, sempre mergulhávamos.


Enquanto isto, na escola era servido o almoço das crianças da tarde.

Em casa, após o almoço, depois os deveres escolares feitos, nossa turma se reunia para o futebol, que jogávamos num campinho que ficava entre a Av 1 e Av 2.


De lá do campinho, víamos tudo o que se passava nas pistas da Base, os Na T6 em treinamento, os B-25, Albatroz, C-47, H-19 e H-13.

B-25
NA-T6

C-47

SA-16 - Albatroz

Conhecíamos todos "decor e salteado", até pelo ruído de seus motores.

À noite, aguardávamos o ônibus para nos levar ao cinema da Base.
Cine Zé Carioca - BASP

Nossos pais trabalhavam tranquilos sabendo a vida saudável que estávamos levando e nos preparando para o futuro.

Imperdivel, quando não íamos ao cinema, às terças feira, assistir pela TV Record o filme seriado "COMBATE", com o Sgto Vic Morrow, e em outros dias o "Vigilante Rodoviário".

Tempos que passaram mas que ficaram eternizados em nossos corações.

Amigos de infância que jamais esquecerei: Lucélio e Cláudio Garcia;  Roberto e Rubens Drumon;  Ricardo e Alexandre Otechar;  Zeca Leônidas,  Silvio,  Celso Ávila;  Pedro, Décio e Raimundo Cassulino; João Alves; Wade Piccinini(+); Adolfinho (+); Gilberto (giba), Reinaldo, Raul, Kauffman, Fernando, Flávio Almada, Aluísio, Paulo Bruno, Jair Chavier, Washington, Luis Sávio, Menescau, Ivo Pozzoli (+), Branco, Paulo Antônio, João Carlos Casal, Lípollis, Duval, Walter, Marcão, ...

                                                   Base Aérea de São Paulo - Cumbica



                                                                             BASP

3 comentários:

  1. Boa noite, tive o prazer e conhecer o seu blog, e gostei muito da infancia que voces tiveram em Cumbica pois foi parecida com a minha, pois meu pai foi da ETAV do Galeão e serviu muitos anos no 2ºGrupo de Transporte na Base Aéra dos Afonsos onde frequentei muito quando criança e depois de formado na EEAER. A nossa diferença na infancia foi que eu nunca morei na vila, pois meu comprou um terreno em Bento Ribeiro, onde passei minha infancia.
    Abraços, e com certeza farei mais visitas para ler mais sobre os MENINOS DE CUMBICA.

    Benevides - 61/213

    ResponderExcluir
  2. Saudações a todos!
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer, com muita emoção, a iniciativa pela confecção do Blog.Vivi em Cumbica nessa época, meu pai era sargento fotógrafo e confesso que chorei quando via as fotos; nosso querido grupo escolar que eu tinha a imagem na memória, a entrada da Base Aérea e a foto da gabiroba foi a máximo. Saímos de Cumbica no início do ano de 1970 e não voltei mais.Me chamo Arlete Rodrigues Vieira de Paula, atualmente moro na cidade de Juiz de Fora MG.
    Minha mãe tem umas fotos da Base Aérea, gostaria de saber como colaborar com o arquivo do Blog.
    Abraços a todos
    Arlete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete!! Você morou na mesma época em que eu morei. Saí da Base também em 1970. Me fale a Av em que você morou a o número da casa.
      Eu morava na Av 2, casa 222, meu pai era o Sgto Adalberto.
      Para você me enviar fotos, envie pelo meu email:
      edson.bartolo@bol.com.br

      Para você rever teus amigos de sua época, inclusive falar com eles, entre no FACEBOOK e procure "meninos de cumbica". Se você já estiver cadastrada no facebook, me informe teu nome do face e a recomendarei a todos os meninos e meninas de Cumbica, pois já estamos em mais de 120 neste grupo.
      Grande abraço

      Edson

      Excluir

Faça seu comentário.