Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FESTA JUNINA NA BASP



No mês de Junho tradicionalmente havia festa junina na BASP.

Nos idos anos 60, uma festa foi grandiosa e inesquecivel na Vila dos Sargentos

                                    
Vila dos Sargentos - BASP

Na Avenida 1, há um campo de volei, onde foi organizada a festa.

Campo de Volei

Lembro-me de alguns organizadores, meu pai Sgto Adalberto, Sgto Machado, Sgto Xavier, Sgto Moura, Sgto Cassulino, Sgto Serra, Sgto Barbosa, Sgto Pacheco, Sgto Arno, Sgto Garcia, Sgto Drummond e outros...

Nas casas dos sargentos, organizaram-se as confecções de bandeirinhas multi coloridas, doces típicos da época e muito quentão e vinho quente.


A BASP, que na época era comandada pelo inesquecivel Cel Faria Lima, forneceu barracas de campanha onde foram colocados os barris de chopp, engradados de cerveja e refrigerantes. Também nesta barraca estavam guardados os fogos de artifícios a balões tipo chinezinho, os único liberados. Mesas com cadeiras do rancho foram levadas para serem colocadas ao redor da quadra.

Por semanas treinamos a quadrilha e preparamos nossas roupas todas com remendos, etc.

O Sgto Moura, apareceu com caminhão com muitos bambus que foram fixados ao redor da quadra e suas pontas amarradas e curvadas formaram um lindo túnel, onde foram amarradas as bandeirinhas.


De repente, chega o Sgto Machado com outro caminhão carregado de toras e lenhas e fizeram uma fogueira com aproximadamente 8 metros de altura, um pouco distante da quadra devido sua altura.


Um pau-de-cebo também montado, que ninguém conseguiu subir.

No dia da festa, muitos convidados e familiares numa linda confraternização de toda a vila.

A festa se desenrolou da forma mais alegre e os fogos de artifício com varas, pipocando no céu muito estrelado de Cumbica, com coloridos maravilhosos. O responsável pelos fogos foi o Sgto Serra.


A quadrilha, treinada por minha mãe, Dona Guiomar, muito alegre e engraçada, foi sucesso total, tendo que dançar várias vezes.


O meu pai ficou responsável pela barraca, e distribuição dos fogos: bombinhas e estalinhos.

Perto do fim da festa cada convidado (mesa) soltou um balão chinezinho que subiam próximo da fogueira que com altas labaredas aqueciam o ambiente. Os balões subiam até que as mechas se apagavam e se confundiam com as estrelas.

Quando o fogo da fogueira baixou, foram distribuídas varas com batata doce presa para serem assadas na fogueira, onde com muito papo e risadas as pessoas ficaram até de madrugada...


Os anos foram passando e novas maravilhosas festas juninas se repetiam em Cumbica e as quadrilhas sempre presente para a animação:






Tempo que jamais esqueceremos, onde nossas famílias começavam da Avenida 1 e ia até a Avenida  3(naquela época só haviam estas três avenidas) e depois, aumentou até a Av 5.

5 comentários:

  1. A historia de tudo que foi contada tem tudo de verdadeiro eu nao sou filha de militar mas conheço a Base Aerea de ponta a ponta pois estudei e trabalhei la conheço a, vila dos sarg.;dos caps, major, coronel, cinema ,rancho, igreja, angar, reenbonsavel, hosital,, fazendinha, sarg Drumond. Savio.Batista,, e varios outros ass.Lourdes .

    ResponderExcluir
  2. Realmente Lourdes Tudo o que coloquei neste blog são histórias reais com os nomes verdadeiros dos amigos. Relembrar Cumbica é viajar no túnel do tempo onde só vejo sorrisos, aventuras e pouco, muito pouco de coisas tristes.

    ResponderExcluir
  3. Acredito em tudo por que eu vivi isso tambem.Trabalhei na casa do Sarg.Drumond,pai do Roberto e do Béco.Eram vizinhos do Sarg. Antonio Savio.É a melhor faze da nossa vida,a infancia na escola e a juventude. Depois amadurecemos e tudo fica na lenbrança .Estou acompanhando e gostando do seu relato muito interessante.
    Obrigado
    ass:Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Lourdes

    Você que trabalhou na casa dos Drumonds ( Roberto e Beco), você pode ver as fotos atuais deles aqui na história de fevereiro, o ENCONTRO DOS MENINOS E MENINAS DE CUMBICA" e verá a foto de Dna Carmen, a mãe deles, muito feliz e saudável. tenho o contato deles caso você queira.

    ResponderExcluir
  5. Não achei a foto deles mas quero o contato sim,Pode ser atraves de telefone e endereço deles ficarei muito grata a você Muito obrigada
    Ass: Lourdes

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.